Cidades do Alto Tietê aderiram à Campanha Nacional de Multivacinação, intensificando a aplicação de imunizantes do Calendário Nacional nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e salas de vacina até o dia 31 de outubro. Na região, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano promovem o “Dia D” neste sábado (18). Em Guararema, o dia de reforço na vacinação e ampliação de horários será no domingo (19).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a campanha, lançada no último dia 6, acontece em todo o Estado e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e prevenir doenças imunopreveníveis, principalmente entre crianças e adolescentes de até 15 anos. Entre as prioridades, segundo a pasta, estão pessoas que não foram vacinadas contra HPV, febre amarela e sarampo.
A campanha de multivacinação disponibiliza todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação: BCG, hepatite B, penta, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica C (conjugada) / meningocócica ACWY (conjugada), influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral - para sarampo, caxumba e rubéola, varicela, DTP, hepatite A e HPV.
Suzano
O secretário municipal de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, destacou que uma das formas mais seguras e eficazes para prevenir qualquer enfermidade é manter a carteirinha de vacinação devidamente atualizada. "Por isso teremos uma força-tarefa para atender crianças e adolescentes ao longo de todo esse mês de outubro, de forma que possamos aplicar as doses que são necessárias para cada um dos moradores que comparecerem aos postos", destacou.
Na cidade, a aplicação das vacinas está ocorrendo em todos os 24 postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A exceção, segundo a Prefeitura, é a UBS Prefeito Alberto Nunes Martins, o CS II, que atenderá também aos sábados, das 8 às 18 horas.
No "Dia D", além do CS II, outros nove postos estarão abertos, das 8 às 16 horas, para reforçar o atendimento à população: Unidades de Saúde da Família (USFs) Eduardo Nakamura, Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. A lista de UBSs contemplará também as unidades Alzira Pereira Mayer, no Jardim Alterópolis; Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena; Jose Mariano de Souza Coutinho Júnior, no Jardim Colorado; Maria de Lourdes Cardozo Mathias, no Jardim Vitória; Octacilio de Carvalho Schiavi, no Dona Benta ; Professor João Olimpio Neto, no Casa Branca; e Tabamarajoara, na Chácaras Ceres.
Mogi
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi informou que a campanha na cidade tem como foco a atualização de cadernetas de vacinação da faixa etária entre 0 e 19 anos. O Dia D neste sábado (18) será das 8 às 16 horas nas UBSs Jardim Camila, Vila Suíssa e Santa Tereza, e nas USFs Nova Jundiapeba, Jardim Aeroporto 2 e Jardim Margarida. A expectativa da Pasta é aplicar 3 mil doses, incluindo todos os imunizantes que compõem o calendário vacinal.
Segundo a Secretaria, a campanha foi ampliada neste ano em Mogi, como uma "estratégia de intensificação da cobertura vacinal para garantir que todos os públicos estejam com as vacinas em dia, conforme o calendário do Ministério da Saúde". "Vacinar é um ato de responsabilidade coletiva. Quanto mais pessoas imunizadas, mais protegida está toda a comunidade", destacou a Pasta.
Arujá
Em Arujá, a Prefeitura de Arujá realiza a campanha em todas as UBSs, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Até a manhã da última quarta-feira (15), profissionais do município haviam aplicado 749 doses de vacinas, que inclui diferentes imunizantes previstos no calendário. Com o dia D neste sábado (18), a Prefeitura espera atingir a meta de cobertura vacinal de 95% do público-alvo estabelecido.
Ferraz
A Prefeitura de Ferraz também informou que todas as UBSs participam da campanha e está sendo intensificada a vacinação contra a febre amarela, SCR - Sarampo Caxumba e Rubéola - para a população menor de 59 anos, assim como contra a dengue para população de 10 à 14 anos. Destaque também para o atendimento de jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados contra o HPV.
No Dia D funcionarão na cidade as UBSs CSII, Santo Antônio, São Paulo, Margarida e Bela Vista, das 8h às 17h. Haverá também atendimento no Polo Volante, localizado na sede da ONG Gerando Falcões, na rua São Lucas, nº 10, Jardim São Lázaro, das 9h às 16h.
Santa Isabel
Em Santa Isabel, como nas demais cidades, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional. O foco principal, segundo a Prefeitura, será a a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando corrigir atrasos, completar esquemas vacinais e ampliar a cobertura vacinal. A ação ainda abrange jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados contra o HPV.
A aplicação das doses na cidade acontece em todas as salas de vacina, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. Na UBS 1 Prefeito Ilário Dassiê e na ESF Jardim Eldorado com horário estendido até as 19h. Segundo balanço da cidade, 944 doses foram aplicadas do dia último dia 6 até terça-feira (14). O Dia D, neste sábado, acontecerá na UBS 1 das 8h às 17h e na Praça da Bandeira das 9h às 17h.
Guararema
Guararema também trabalha para reforçar a imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em nota, a Prefeitura informou que também intensificou a vacinação voltada a pessoas até 59 anos contra a febre amarela e sarampo, caso não tenham comprovação vacinal. As doses são aplicadas nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas: Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), no Centro (telefone 4693-2026), UBS Jardim Dulce, no Jardim Dulce (4693-1068), UBS Lambari, no Lambari (4693-3861). Até a manhã desta quarta-feira (15), Guararema já aplicou um total de 450 doses.
Na cidade, o Dia D de Multivacinação será no domingo (19), com todas as Unidades de Saúde abertas das 9 às 15 horas. "A expectativa é alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes com vacinas em atraso, atualizando a caderneta de vacinação e ampliando a cobertura vacinal no município", destacou a Prefeitura, ressaltando que a campanha segue até o dia 31, porém ações de busca ativa continuam ao longo de todo o ano, seguindo o microplanejamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Itaqua
A Prefeitura de Itaquá divulgou que estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário, das 8h às 17h, nas UBSs: Caic, Caiuby, Centro, Fortuna, Jardim do Carmo, Maragogipe, Marengo, Mônica, Monte Belo, Morro Branco, Odete, Paineira, América, Josely, Miray, Nicea/Louzada , Pequeno Coração e Piratininga.
O Dia D neste sábado (18) será das 8h às 17h, nas unidades de saúde listadas e em um posto volante na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Edinalva Freires, no Jardim Estação, com atendimento das 9h às 15h.
Biritiba
Em Biritiba, a aplicação de vacinas acontece nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Cruz das Almas, ESF Jardim Yoneda, ESF Jardim dos Eucaliptos e Centro de Especialidades CSIII. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O público-alvo são crianças de 6 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, e jovens de 9 a 19 anos. O Dia "D" também será neste sábado das 8h às 16h nas salas de vacina da cidade.
Poá
Poá também realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (18), com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação de doses acontece acontece das 8 às 14 horas, em cinco pontos de vacinação: UBSs de Calmon Viana, Vila Varela, Jardim América e Jardim Nova Poá, além de um posto móvel na Praça da Bíblia, na região central.
Em nota, o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, destacou que essa é mais uma oportunidade para a população ficar em dia com as imunizações, importantes para a prevenção de doenças graves, como o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite). Ele reforçou ainda que a campanha tem como foco principal ampliar a proteção contra doenças que já foram controladas no país, mas que podem voltar a circular caso a cobertura vacinal diminua, como o sarampo.