A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta quarta-feira (10) um pacote de reformas que prevê intervenções em 29 escolas municipais e no almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado no Centro Municipal de Programas Educacionais (CEMPRE) Vereador Ivan Nunes Siqueira, no Conjunto Oropó, marcou a assinatura de ordens de serviço para 10 unidades. Segundo a administração, o investimento será de R$ 20 milhões e deve beneficiar cerca de 11 mil alunos. A previsão é concluir a primeira etapa até o fim deste ano. 

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, explicou que as reformas serão feitas em etapas. “Dentro desse programa de manutenção e conservação foi considerado o orçamento existente e a disponibilidade financeira e dentro dos critérios definidos pela Secretaria de Educação. Nesse ano serão executados dez dessas manutenções; no primeiro semestre do ano que vem, outras dez, e no segundo semestre mais dez”, afirmou.

Até o momento, as reformas já tiveram início na Escola Municipal Professora Tereza Martins Pinhal, na Vila Jundiaí, que terá reforma geral com novo telhado, pintura completa e troca de alambrado, entre outros serviços. No CEMPRE Vereador Ivan Nunes Siqueira, onde ocorreu o evento, as intervenções vão abranger revisão do telhado e da quadra, impermeabilização, nova pintura, reparo de trincas e revisão elétrica e hidráulica. Já no almoxarifado da Secretaria de Educação será feita manutenção geral, com substituição de telhas, rufos e calhas. Outras escolas previstas são a Professora Auta Cardoso de Mello, no Jardim Aeroporto III, e a Henrique Peres, na Vila Industrial.

A secretária municipal de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, destacou a importância das reformas. “É uma demanda já de algum tempo. Infraestrutura é o que possibilita uma educação de qualidade para todas as nossas crianças. Investir nos prédios, nas questões que precisam de infraestrutura, é essencial”, disse.

A prefeita Mara Bertaiolli comparou as melhorias às obras de novas unidades em andamento. “Ontem fomos para Biritiba Ussu e vamos ampliar uma creche. Isso é maravilhoso, construir é muito bom, mas o que adianta construir se a gente não cuida do que a gente já tem. Precisamos primeiro cuidar das escolas que nós já temos. Vamos valorizar quem está lá, trabalhando todos os dias em condições não tão boas”, disse, acrescentando que o programa poderá ser expandido para outras unidades além das 30 anunciadas.

O vice-prefeito Téo Cusatis lembrou que as reivindicações pela manutenção das escolas são antigas. “Tivemos algumas reuniões com profissionais da educação que nos sensibilizaram muito sobre as condições físicas de algumas escolas. É uma superação de todos os secretários, das economias que foram geradas, para a gente poder fazer um pacote de reformas tão grande quanto esse”, afirmou, destacando que as reformas devem atender todas as regiões da cidade. 

O evento contou ainda com a presença de outros secretários, diretores de diversas escolas, vereadores, além de lideranças de bairros.