A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá participou, na última quinta-feira (25), da operação regional Sem Fronteiras, organizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). A ação reuniu forças das Guardas Civis Municipais, além da Polícia Civil e da Polícia Militar, em uma estratégia conjunta de saturação e visibilidade nas cidades da região.
Durante a operação, segundo dados da Secretaria de Segurança de Poá, foram abordados 22 veículos e 18 motocicletas, além de 56 pessoas pelas equipes de segurança na cidade. As ações resultaram no registro de 12 infrações de trânsito e na apreensão de 57 porções de entorpecentes, sendo 35 de maconha e 22 de cocaína. Também foi registrado um flagrante por tráfico de drogas.
Em Poá, a concentração ocorreu na Praça de Eventos, ponto de partida da operação que iniciou às 15h30. A ação se estendeu até às 23 horas, cobrindo áreas previamente mapeadas pela inteligência das corporações.
A operação contou com 20 guardas civis de Poá, além do reforço de 17 viaturas. As equipes foram distribuídas entre os grupamentos Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), além de apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Polícia Civil.
Segundo o secretário de Segurança de Poá, comandante Ferreira, o trabalho integrado teve como foco a ampliação da sensação de segurança e o combate a diferentes modalidades criminosas, especialmente nas áreas limítrofes entre municípios. “O objetivo é garantir mais tranquilidade à população, com ações estratégicas que dificultem a atuação de criminosos em regiões de divisa”, afirmou.
O prefeito de Poá, Saulo Souza, destacou a importância da parceria entre as cidades do Alto Tietê. “Com a união dos municípios conseguimos fortalecer a segurança pública regional e oferecer uma resposta mais eficaz à criminalidade”, disse.