Em uma manhã de céu claro e sol, Mogi das Cruzes celebrou nesta segunda-feira (1º) os 465 anos da cidade com o Desfile Cívico-Militar. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, cerca de 30 mil pessoas acompanharam o evento, incluindo o público e os cerca de 8 mil integrantes do desfile. A prefeita Mara Bertaiolli afirmou que anúncios voltados ao desenvolvimento de Mogi serão apresentados ao longo do mês.
O desfile reuniu estudantes, professores, atletas, servidores municipais, representantes de associações e autoridades locais e regionais. Participaram o deputado federal Marcio Alvino; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Suzano, Débora Ishi, além de vereadores de Mogi.
Os participantes percorreram a Avenida Cívica, na região do Mogilar. “Dentro do nosso orçamento nós pensamos muito o que a gente podia fazer para oferecer para a cidade. A volta desse desfile, trazendo nossas escolas, nosso esporte e cultura, encheu os olhos dos mogianos nesta manhã. Grandes shows são importantes, mas resgatar esse sentimento do desfile, enaltecer nossas crianças e as pessoas que fazem a nossa cidade foi uma decisão certa. Tinha muita gente”, complementou ela.
A prefeita comentou ainda que a cidade terá mais atrações na área da cultura e esportes ao longo do mês de comemorações do aniversário. "Mas o mais legal é que teremos grandes anúncios durante setembro, então esperem que vamos apresentar novidades para o crescimento da cidade. Estamos com várias tratativas”, destacou Mara. Sem dar muitos detalhes, ela acrescentou que as "novidades" fazem parte de um planejamento que prioriza áreas essenciais: "Vocês sabem que a saúde precisa de muitas coisas, a educação, a segurança", comentou.
A programação do desfile contou na abertura com a execução do hino nacional pela Banda Sinfônica, o hasteamento das bandeiras e o hino de Mogi entoado pelo Tiro de Guerra. As forças de segurança da cidade, como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Polícia Ambiental, foram as primeiras a desfilar.
O tema “Mogi, Cidade que Abraça” norteou a apresentação. Entre os participantes, segundo balanço da Prefeitura, participaram cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino, representando cerca de 170 unidades, que destacaram o brincar, natureza, diversidade, artes e leitura, desenvolvimento integral da criança e cultura de paz. O desfile incluiu ainda a participação de projetos musicais, como “Pra Ver a Banda Passar” e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, com a presença da Banda Sinfônica e mais de 500 integrantes.
Destaque também para a participação de 180 idosos atendidos por serviços da Secretaria de Longevidade, que foi criada pela prefeita, especialmente o médico Nobolo Mori, que desfilou aos 102 anos de idade. “Corremos atrás das pessoas idosas para que elas possam mostrar que devem viver com respeito, dignidade e qualidade de vida. Parabéns, Mogi”, destacou Mauro Yokoyama, secretário municipal da Longevidade.
“Respeitar as pessoas idosas neste evento é um reconhecimento do município da importância do envelhecimento e de cuidar da história da cidade, das pessoas idosas. Trazer o grupo é uma forma delas se sentirem reconhecidas e valorizadas”, afirmou Yamim Alves, coordenadora da Casa de Clara.
A Secretaria da Mulher, também criada nesta gestão, participou apresentando projetos de empoderamento. Pelotões culturais mostraram a diversidade da cidade, com povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba.
As comemorações do aniversário de Mogi seguem ao longo do mês com atrações culturais gratuitas. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site da Prefeitura.