A partir desta quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal. Com a mudança, que teve início com a Linha 11-Coral na segunda-feira (25), os passageiros dessas duas linhas deverão desembarcar na Barra Funda. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, será necessário realizar a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6, processo com segurança, eficiência operacional e comodidade.
A alteração nas linhas 7 e 10 dá continuidade às mudanças iniciadas na última segunda, quando a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda iniciou em dias úteis. O novo trajeto da Linha 11 funciona diariamente em todo o horário comercial (4h às 24h), permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste cheguem diretamente à zona oeste da capital.
Com as mudanças, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como novo hub do transporte público sobre trilhos em São Paulo. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto da CPTM, o terminal integra também a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos. A localização estratégica ainda conecta os passageiros a terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.
A estação é também um ponto de acesso a importantes equipamentos da cidade, como universidades, casas de shows e espaços culturais, o que amplia a mobilidade e as opções de deslocamento no sistema.
Os passageiros estão sendo informados pelos meios de comunicação de forma massiva e receberão orientação por avisos sonoros em todos os trens e todas as estações. Os colaboradores da estação Palmeiras Barra-Funda estão preparados para auxiliar os passageiros durante os seus deslocamentos.
Além das alterações de trajeto, a CPTM promoveu recentemente melhorias em outras linhas. Na Linha 12-Safira, foi retirada a operação em loop, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos nos horários de pico, ampliando a oferta de lugares. Já no Expresso Linha 10, que conecta Santo André a Tamanduateí, os trens circulam agora a cada 20 minutos nos períodos de maior demanda.
Nova gestão operacional
A partir desta quinta, inicia-se a operação supervisionada, quando a TIC Trens passa a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.