Oficialmente reconhecido como o Mês da Primeira Infância pela Lei Federal nº 14.617/2023, agosto é tempo de olhar com ainda mais atenção para os primeiros anos da vida humana, fase decisiva para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças. Em Guararema, o período ganha força com ações coordenadas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, com foco em sensibilidade, planejamento e compromisso com o futuro.
A primeira infância, que vai até os seis anos de idade, será celebrada ao longo de todo o mês com atividades voltadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino e suas famílias. Serão ações lúdicas e educativas, pensadas para estimular a criatividade, a imaginação e estimular sensações e descobertas.
"Este é, sem dúvida, o mês mais especial do ano para todos nós que vivemos e respiramos, direta ou indiretamente, o universo da Primeira Infância. Um período que dedicamos inteiramente aos pequenos — repleto de significado, afeto, descobertas e encantamento", afirma a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
Além das ações pedagógicas, em agosto o município dá visibilidade ao Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), aprovado por meio da Lei Municipal nº 3.668/2024. O documento reúne metas e diretrizes voltadas à garantia de direitos e ao pleno desenvolvimento das crianças de até seis anos, com ações intersetoriais que envolvem educação, saúde, assistência social, cultura, mobilidade e urbanismo. Mais informações estão disponíveis em https://guararema.sp.gov.br/lei-que-institui-o-plano-municipal-pela-primeira-infancia-e-promulgada-em-guararema-15.