Os vereadores de Suzano Artur Takayama (PL), presidente da Câmara, e João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo, participaram na manhã desta segunda-feira (28) de um evento promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para celebrar os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atividade foi realizada no Anfiteatro Orlando Digenova.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Suzano, Said Raful Neto (PL); dos secretários municipais Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social) e Renata Priscila (Educação); das integrantes da Comissão “OAB vai à escola” (Pamela Vieira, Isis Sandy e Márcia Inácio); das presidentes dos Conselhos Tutelares 1 e 2 (Sônia Aparecida da Silva e Eli Tavares); do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), Carlos Araújo; além de outras autoridades.
Para o secretário Geraldo Garippo, a data reforça a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes. “Vamos avançando passo a passo, capítulo por capítulo, para que haja uma nova consciência e postura. Costumo dizer que criança e adolescente não são o futuro, como muitos dizem. Eles são o presente. Precisam ser valorizados agora”, afirmou.
O vice-prefeito Said Raful concordou: “Nossa obrigação é fazer o melhor por eles hoje, porque é no presente que eles precisam da nossa atenção. Assim, no futuro, saberão cuidar das próximas gerações.”
A secretária de Educação, Renata Priscila, destacou que o ECA representou mais do que um avanço legal. “Foi a consagração de um novo olhar: o que enxerga a criança como sujeito de direitos e prioriza sua proteção.”
Já o presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, afirmou que celebrar os 35 anos do ECA é “reforçar a importância de continuar lutando por um Brasil mais justo, onde todas as crianças e adolescentes tenham oportunidades reais de crescer com segurança, dignidade e amor”.
OAB nas escolas
Durante o evento, a Comissão “OAB vai à escola” falou sobre o trabalho realizado na cidade. De acordo com as integrantes, mais de quatro mil alunos participaram das atividades no primeiro semestre de 2025. O projeto leva informações sobre cidadania, direitos e deveres para estudantes, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. As ações são feitas por advogados voluntários, por meio de palestras e debates em escolas, abordando temas como direitos humanos, Constituição, ética, bullying, violência e redes sociais.
Cartilha
Também foi lançada durante o evento a cartilha virtual do Conselho Tutelar de Suzano, com orientações para a população sobre o papel do órgão e os direitos da criança e do adolescente.