Nesta quinta-feira (24/07), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodeio, em Mogi das Cruzes, promoverá uma ação especial na campanha Julho Amarelo - mês de conscientização e combate às hepatites virais. A atividade ocorrerá das 9 às 15 horas, período de maior fluxo da unidade, e será voltada aos pacientes, acompanhantes e comunidade do entorno. A programação faz parte da iniciativa realizada durante todo o mês pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, com objetivo de destacar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Com o tema “Prevenir é Saber”, a UPA Rodeio visa informar a população sobre os riscos, formas de transmissão e prevenção das hepatites virais - especialmente os tipos B e C -, além de incentivar a testagem e a vacinação contra hepatite B. Desta forma, a equipe da unidade de saúde promoverá abordagens ativas nas salas de espera, com orientações breves e distribuição de materiais educativos. Também será montado um espaço com painéis informativos, onde os profissionais de saúde estarão disponíveis para esclarecer dúvidas de forma acessível e acolhedora.
Além das informações, haverá a entrega de panfletos, preservativos e brindes como forma de reforçar a promoção da saúde e o autocuidado. A UPA Rodeio é um ponto estratégico para esse tipo de ação por seu fluxo constante e com diversidade de público. A proposta é sensibilizar de forma direta e didática sobre uma doença que, muitas vezes é silenciosa, mas que pode ser prevenida com informação, vacina e diagnóstico precoce.
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 660 mil brasileiros vivem com hepatites B ou C, muitas vezes sem saber. A infecção, quando não tratada, pode evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer hepático. Por isso, o acesso à testagem e à vacina, assim como a difusão de informações confiáveis, é fundamental.
“Quando levamos esse conhecimento de forma clara para a população, estamos promovendo saúde, dignidade e prevenção. A campanha Julho Amarelo é uma oportunidade valiosa para ampliarmos esse diálogo com a comunidade”, afirma a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar,?Rebeca Barufi.
A UPA Rodeio fica na Avenida Pedro Romero, s/nº, no bairro do Rodeio. Mais informações: 4798-7411.
Julho Amarelo
Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a campanha Julho Amarelo acontece em todo o Brasil e tem como referência o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A cor amarela simboliza um dos principais sintomas da doença: o amarelamento da pele e dos olhos.
Durante todo o mês, a população mogiana poderá participar de diversas atividades voltadas ao tema. Um dos destaques é a atuação estratégica do Consultório na Rua, serviço voltado à população em situação de rua, que realiza ações educativas, testagens rápidas e orientações personalizadas em diversos pontos da cidade para ampliar o alcance da campanha e fortalecer o cuidado em rede com este público vulnerável, que muitas vezes não acessa os serviços de forma tradicional.
A ação do Consultório na Rua tem como objetivo principal promover a conscientização, prevenção, testagem e orientação sobre as hepatites virais, com foco no controle da transmissão e ampliação do diagnóstico precoce entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as atividades previstas estão testagens rápidas para hepatites B e C, com encaminhamento dos casos positivos para atendimento nas UBSs ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); distribuição de preservativos masculinos e femininos; orientações educativas sobre formas de contágio, sintomas e a importância da vacinação; e encaminhamento para imunização contra hepatite B, em parceria com UBSs de referência.
Já as equipes da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde II (UAPS II) onde funciona o Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, levarão testagem rápida, distribuição de preservativos e palestras à Clínica Consulta Fácil, nesta sexta-feira (25/07).
Também faz parte da programação da campanha o Dia D de combate às hepatites virais, agendado para 28 de julho, quando acontece o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) oferecerão testes rápidos de hepatite B e C, sem necessidade de agendamento, além da intensificação da vacinação contra a hepatite B, para pessoas de todas as idades que ainda não completaram o esquema vacinal.