A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes celebra o 152º aniversário de fundação com um histórico de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar prestados à sociedade. Uma dupla celebração religiosa na última sexta-feira (4), com missa católica e culto evangélico, marcou a data, reunindo Provedoria, Irmandade, diretores, voluntários, colaboradores e autoridades. "Expresso toda nossa gratidão a Deus e às pessoas que nos motivam e nos ajudam a seguir com fé e amor ao próximo, empreendendo esforços em melhorias para fortalecer o atendimento de excelência com ética e respeito", disse a provedora Miriam Nogueira do Valle. 

A prefeita Mara Bertaiolli participou da comemoração e doou 20 computadores usados. Os equipamentos vieram da Câmara de Mogi das Cruzes com a sugestão do presidente da Casa, Francimário Vieira, o Farofa, para que fossem direcionados à entidade. "São de extrema utilidade para nós! Nossa equipe fará os ajustes para disponibilizar as  máquinas a diferentes setores do hospital", explicou o diretor financeiro Moacir Teixeira da Silva. 

"Humanização e acolhimento são as marcas da Santa Casa ao longo de toda a sua existência. Que a gente nunca se esqueça de respeitar quem passou por aqui e de valorizar aqueles que continuam se dedicando para que este exemplo de solidariedade e comprometimento com a sociedade permaneça constante", afirmou a prefeita. 

Mais de 90% dos pacientes acolhidos na Santa Casa são do Sistema Único de Saúde (SUS), o que faz do hospital um pilar primordial para quem não tem plano de saúde privado e nem pode bancar assistência particular. É na instituição privada e filantrópica que funciona o Pronto-Socorro Municipal 24 horas, o único de porta aberta da cidade, mantido em convênio com a Prefeitura. 

"Chegamos aos 152 anos bem! Atingimos a tão sonhada sustentabilidade financeira, estamos investindo na reforma das instalações do hospital, adquirindo novos equipamentos de apoio médico e hospitalar, investindo em tecnologia da informação, treinamentos aos colaboradores, buscando novas especialidades, tudo isso dentro da filosofia de oferecer #NossoMelhorSempre a favor dos nossos clientes, seja ele SUS, particular ou de convênios", resumiu Fábio Ferreira Mattos, diretor estatutário da Santa Casa. 

Celebrada pelo padre Maiki Leonardo na capela instalada no prédio, a missa católica abriu a celebração de aniversário. O pastor Walmir Rocha comandou o culto evangélico. Ao final das cerimônias religiosas, os participantes do evento, como o vereador Rodrigo Romão, acompanharam a provedora para o tradicional corte do bolo de aniversário. 

Referência regional

A entidade de 152 anos presta serviços à população do Alto Tietê e carrega, oficialmente, o nome de Hospital Nossa Senhora Aparecida. O modelo assistencial seguido pela Santa Casa atende, como referência regional, as áreas ligadas à Maternidade, ou seja, Obstetrícia e Neonatologia, assim como Oftalmologia clínica e cirúrgica, Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia e nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia. 

O prédio de três andares comporta o acolhimento e assistência de algo em torno de 2 mil pessoas por dia. Tem 193 leitos. A UTI Adulto dispõe de nove leitos (oito deles para pacientes SUS) e dez leitos de UTI Neonatal (nove deles para atender SUS). O Pronto-Socorro registra cerca de 14 mil atendimentos por mês, há em torno de 600 cirurgias mensais e 350 partos a cada mês, tudo para atender o público via SUS.