As Secretarias de Saúde de Poá e Itaquaquecetuba promovem o 'Dia D' de vacinação contra a gripe no próximo sábado (10), buscando ampliar a cobertura vacinal dos públicos prioritários.. Em Poá, o atendimento será em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no posto volante, que será instalado na Praça de Eventos, na região central. Já em Itaquá também estarão disponíveis outras vacinas do calendário nacional nas UBSs da cidade. A ação também ocorre nos demais municípios do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Ao todo, em Poá, das 9 às 15h30, serão seis pontos de vacinação distribuídos na cidade. As UBSs que funcionarão no sábado serão Nova Poá (rua Esperidião Hoffer, 223), Calmon Viana (rua Maria Helena, 159), Vila Júlia (rua Doutor Siqueira Campos, 180), Jardim América (rua Esmeralda, 88) e Vila Varela (rua Alfredo Mauricio Varela, 20). O posto volante será instalado na Praça de Eventos (avenida Antonio Massa, 150 – Centro).
De acordo com o secretário de Saúde, Silvanei Mamed, todos devem comparecer nos locais de imunização com um documento de identidade e, caso possuam, a carteira de vacinação. “Sabemos que muitas pessoas não conseguem se vacinar durante a semana por conta do trabalho ou outros compromissos. Por isso, esse tipo de ação aos finais de semana é fundamental para atingir um maior número de munícipes imunizados”, completou.
Público-alvo
A campanha deste sábado é voltada aos grupos prioritários como: idosos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e da educação; pessoas com comorbidades; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional. Em todo o Estado, a campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Itaquá
Para receber a vacina nas UBSs de Itaquá é necessário apresentar RG, CPF e caderneta de vacinação. A secretaria reforça a importância da imunização como medida de proteção coletiva e individual, especialmente com a aproximação do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.
“O Dia D é uma oportunidade para que a população se proteja contra a gripe e mantenha a caderneta de vacinação em dia. Nossa meta é ampliar a cobertura vacinal dos grupos mais vulneráveis”, afirmou a secretário de Saúde, Gabriel Rocha.