Neste sábado (24), foram aplicadas 2.650 doses da vacina contra a gripe no drive-thru montado na Avenida Cívica, no Mogilar, em Mogi das Cruzes, segundo dados compartilhados pela Prefeitura. 

Na segunda-feira (26), a imunização segue nos postos de saúde e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30. 

As doses também são aplicadas em sete unidades com funcionamento das salas de vacinação até as 18h30, de segunda a sexta-feira (todos os dias úteis): Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e USF Nova Jundiapeba.

As doses foram disponibilizadas aos mogianos a partir de 6 meses e serão aplicadas enquanto houver estoque para o público geral, prevendo a reserva necessária para atender também os mogianos que integram o público-alvo elencado pelo Ministério da Saúde.

O vice-prefeito Téo Cusatis acompanhou a vacinação no drive-thru neste sábado (24) e destacou a importância da ação. "Mogi das Cruzes vai voltar a ter Saúde de qualidade. Precisamos aumentar a adesão à vacinação contra a gripe. Estivemos com nossa equipe da Secretaria de Saúde na Avenida Cívica e atendemos os mogianos de todas as idades que estavam no drive-thru e também os pedestres", destacou.

Téo estava acompanhado do secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot, que explicou que, na rede pública de saúde, a vacina oferecida é o imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Ele alertou para a necessidade das pessoas mais vulneráveis, que fazem parte dos grupos prioritários, se imunizarem no menor prazo possível. “Todos devem se vacinar, mas crianças, gestantes e imunodeprimidos têm mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus. A vacina pode prevenir internações e mortes causadas pela doença”, atentou.

Neste ano, a campanha começou com foco nos grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. No entanto, até o momento, houve pouca adesão deste público.

Desde março, quando teve início a vacinação, até a última sexta-feira (23), Mogi das Cruzes havia aplicado 59.048 doses (considerando gestantes, crianças e  idosos), o que representa 35,6% de cobertura vacinal - a meta do Governo Federal é atingir 90%.