Cerca de metade das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Alto Tietê aderiu à paralisação estadual realizada nesta segunda-feira (19), segundo estimativa de representantes sindicais. A mobilização, que também contou com membros das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), teve como foco o reajuste salarial, a reestruturação da carreira e o pagamento de bônus por desempenho para os servidores do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado que administrada as escolas técnicas.
No mesmo dia, professores de Etecs de Suzano, Poá, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), convocada pela deputada Professora Bebel (PT) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps). O encontro reuniu docentes, estudantes, lideranças sindicais e representantes da gestão do CPS para discutir as principais demandas da categoria.
Felipe Roberto Martins, professor da Etec de Suzano e diretor de base do Sinteps, esteve presente no encontro, e segundo ele, houve abertura para o diálogo, mas nem todas as reivindicações tiveram prazos definidos para serem atendidas. “Houve um retorno. Não ofereceram prazo para uma parte das demandas. As que não tiveram definição serão encaminhadas pelas lideranças. Fica a expectativa até lá”, comentou.
Um dos avanços apontados pelo professor foi o destravamento do pagamento do bônus por desempenho das unidades aos servidores. “Agora conseguimos garantir que o pagamento será feito já nesta semana. No ano passado, foi pago apenas em novembro. Dessa vez, conseguimos antecipar”, explicou. Ainda de acordo com o docente, uma nova paralisação envolvendo todo o funcionalismo público estadual pode ser organizada para junho, dependendo do balanço do evento realizado nesta segunda-feira.
Reivindicações
Entre as reivindicações apresentadas pelo Sinteps estão reajuste salarial de 14,98%, baseado no Piso Nacional do Magistério, e a revisão da carreira implantada em 2014, com promoção direta para profissionais com titulação e recomposição das perdas acumuladas na última década. A pauta também inclui a regulamentação da jornada docente, a implantação de plano de saúde institucional, o pagamento de auxílio-alimentação nos moldes praticados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a manutenção do cargo de auxiliar docente e a redução de jornada — sem prejuízo salarial — para servidores responsáveis por crianças com deficiências como Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Síndrome de Down.
Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza (CPS) informou em nota que participou da audiência pública realizada nesta segunda-feira (19) e colocou uma equipe técnica à disposição do Legislativo e da comunidade escolar, levando informações e prestando esclarecimentos. A autarquia destacou ainda que mantém diálogo permanente com o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), e os integrantes são frequentemente recebidos pela superintendência, participam das reuniões do Conselho Deliberativo e colaboraram no início das discussões para elaboração de uma proposta de plano de carreira.