A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar promoveu, na última quinta-feira (22), mais uma reunião de prestação de contas dos 100 primeiros dias de trabalho junto à atual gestão. O encontro aconteceu no Mercado do Produtor “Minor Harada”, no bairro do Mogilar, e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, sendo a maioria, permissionários do espaço.
“Nossa filosofia de trabalho é baseada na parceria: de um lado, a gestão municipal e do outro, produtores, feirantes e permissionários. Por isso estamos aqui para ouvir cada um, acolher as demandas e trabalhar para avançar cada vez mais, em qualidade de atendimento e estrutura de trabalho para todos”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.
Ao todo, 321 pessoas participaram dos encontros promovidos pela pasta: 67 no bairro do Cocuera (23/04); 167 na Fatec, com feirantes (12/05); 32 boxistas do Mercado Municipal (15/05), além do encontro desta quinta-feira.
“Mogi é Agro. Mogi é o berço da produção agrícola. É aqui, na nossa cidade, onde são produzidas as melhores hortaliças, verduras e frutas da região e que abastecem as feiras, os mercados e a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)”, reforçou Abdo. “Os produtos plantados e comercializados nas feiras livres, Mercado Municipal, supermercados, hipermercados e aqui, no Mercado do Produtor, abastecem 45 mil pessoas por semana, e quase 200 mil por mês”, detalhou o secretário municipal, que estava acompanhado da secretária adjunta Mariana Fraga Soares Muçouçah.
Na oportunidade, também foram anunciadas novas ações para melhorias no setor, dentre as quais o projeto “MAPA” - um sistema de registro via celular ou tablet das demandas e ocorrências nas feiras e varejões. “Trata-se de um aplicativo, num sistema de georreferenciamento de propriedades agrícolas e que permitirá a gestão da solicitação de serviços vinculados a SMASA e outras secretarias. Algo totalmente inédito na nossa região", garantiu Abdo.
Outra novidade anunciada por ele é o andamento de um edital de licitação para 54 novas vagas nas feiras. “Além disso teremos mudanças e melhorias no Mercado do Produtor para recepcionar e acomodar os visitantes e consumidores da Feira Noturna, realizada às sextas-feiras”.
Principais ações
No balanço apresentado pelo secretário de Agricultura e Segurança Alimentar foram destaques:
- Solicitação de auxílio emergencial para as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas do início de 2025.
- Coleta de 1,4 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, realizando uma gestão responsável de resíduos - em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo – Adiaesp.
- Revisão e reorganização da plataforma de geocadastro para o georreferenciamento de propriedades agrícolas.
- Instalação de uma nova caixa d'água no Mercado do Produtor "Minor Harada" a fim de obter maior capacidade de armazenamento para melhor atender os usuários que atuam no Mercado.
- Reativação do sistema de monitoramento local e instalação de ramal para a guarita da Guarda Civil Municipal, facilitando a comunicação com a administração municipal.