Um furto no relógio de energia causou prejuízos a um morador da avenida Alexandrina de Paula, Vila Nova Cintra, em Mogi das Cruzes. Segundo relato do munícipe, o furto aconteceu na madrugada do dia 26 de março e trouxe uma perda de R$ 4 mil. Os ladrões levaram o medidor de energia, os cabos internos e a porta da cozinha. 

“Minha casa foi furtada e levaram algumas coisas. Mas, o que mais me impressionou foi terem levado o relógio medidor de energia. Minha casa tem muro alto, câmera e carca elétrica, mesmo assim removeram o relógio de energia, e sem energia entram fácil aqui”, comentou. 

De acordo com o morador, que preferiu não se identificar, os relógios de energia de dois pontos comerciais vizinhos ao de sua casa foram levados. “Me contaram também que invadiram uma oficina aqui na rua, conseguiram segurar o ladrão, mas a polícia demorou a chegar e tiveram que soltar. Outro caso foi quando tentaram invadir uma casa que tinha pessoas dentro, mesmo com o pessoal gritando o ladrão não desistiu fácil”, relatou. 

O munícipe, que mora no local há 13 anos, teme pela falta de segurança. “Está a cada dia pior, cada dia com mais usuários de drogas. Não tenho esperança de que encontrem os bandidos, se encontraram eles logo são libertos e eu fico no prejuízo. Sensação de impunidade é grande”, finalizou. 

Segurança 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou em nota que a Polícia Civil investiga o furto. “Segundo o boletim de ocorrência, um indivíduo teria invadido a residência e furtado um relógio medidor de energia elétrica e outros itens domésticos. O caso foi registrado como furto pela Delegacia Eletrônica”, declarou. 

Por sua vez, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ressaltou que a segurança é de responsabilidade do estado. “É fundamental lembrar que a segurança pública é uma atribuição primária do Governo do Estado, por meio das Polícias Civil e Militar. A Prefeitura de Mogi das Cruzes colabora com o Estado por meio de altos investimentos em tecnologia, pessoal, inteligência e equipamentos, com rondas diárias e recorrentes realizadas pela Guarda Civil Municipal. Com o início da nova gestão, a Prefeitura e a Polícia Militar intensificaram as ações conjuntas voltadas à segurança pública dos mogianos e o distrito de Braz Cubas é um dos locais prioritários deste trabalho”, informou em nota. 

Mogi das Cruzes, segundo a Prefeitura, também conta com o monitoramento por câmeras, que é feito pelo Centro de Operações Integradas (COI), e as imagens registradas são utilizadas tanto no atendimento de ocorrências, quando há flagrante, quanto na investigação pela Polícia Civil. 

Além disso, a administração municipal orienta que as vítimas façam o registro das ocorrências por meio de boletim de ocorrência, junto à Polícia Civil. "Essas informações são utilizadas para orientar as ações de patrulhamento realizadas por todas as forças de segurança (estaduais e municipais) e podem embasar outras providências necessárias. A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia”, finalizou.