A partir do próximo domingo, dia 6 de abril, os quatro ecopontos de Mogi das Cruzes passarão a funcionar de segunda-feira a sábado, fechando aos domingos para manutenção e limpeza interna. A medida anunciada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal tem como objetivo se adequar à demanda da população e ao movimento dos equipamentos, que desde o ano passado passaram a fechar às quintas-feiras, um dia que normalmente registra boa procura por parte das pessoas interessadas em descartar seus recicláveis e objetos inservíveis. Nesta quinta-feira (3/4) os ecopontos funcionarão normalmente.
Os ecopontos de Mogi das Cruzes funcionam no Jardim Armênia, Parque Olímpico, Jundiapeba e Cezar de Souza, das 8h às 18h. Recebem recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleo de cozinha), eletroeletrônicos e eletrodomésticos, madeira (exceção do Parque Olímpico), móveis desmontados (sofás, colchões, armários, com exceção do Parque Olímpico), pneus (até 4 unidades por pessoa/mês), resíduos de poda e jardinagem (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês) e resíduos de construção civil e demolição (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês). As unidades complementam dois outros trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável e as operações Cata-Tranqueira.
Clique aqui para ver os endereços e mais informações sobre os ecopontos
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que os ecopontos são destinados a pessoas físicas, com pequena geração de materiais. As unidades também não recebem lixo comum domiciliar, que deve ser descartado segundo a programação de coleta. Resíduos gerados por indústrias e pelo comércio também não são aceitos nos ecopontos, ficando o gerador responsável pela destinação final dos materiais, conforme determinação da lei federal nº 12.305/201.