A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, nesta quarta-feira (2), a Moção n.º 54/2025, que faz um apelo urgente ao Governo do Estado de São Paulo para que sejam realizados investimentos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, localizado em Jundiapeba. A propositura é de autoria da vereadora Malu Fernandes (PL).
A Moção destaca a importância do hospital como unidade de referência estadual, mas ressalta que sua plena funcionalidade tem sido comprometida. Entre as principais demandas apontadas está o custeio das atividades de funcionamento, a implantação e adequação do sistema de climatização na ala clínica já existente, a ativação da ala de psiquiatria – que já está pronta, mas inoperante – e a adequação de um prédio para a realização de hemodiálise.
"A saúde pública é um direito fundamental e precisa ser tratada como prioridade. A inoperância de setores-chave do Hospital Arnaldo compromete a qualidade do atendimento e sobrecarrega outras unidades de saúde da região, dificultando o acesso da população a cuidados médicos adequados", justifica a vereadora Malu Fernandes.
Durante a sessão, o presidente da Casa de Leis, vereador Francimário Vieira Farofa (PL), defendeu a importância de se implantar hemodiálise no Hospital Dr. Arnaldo. "É fundamental que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo saiba a estrutura que temos. É preciso que se venha conhecer a estrutura. Dá pra colocar cinquenta ou sessenta leitos lá", ressaltou.
Autismo
Os vereadores também aprovaram a Moção n.º 52/2025, com "Votos de Aplausos e Congratulações" em reconhecimento ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. A homenagem foi aprovada por unanimidade, mas é de autoria do vereador Johnny da Inclusão (Avante).
A Moção ressalta a importância da data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas afetadas pelo transtorno.
"É fundamental promover a conscientização e garantir que todas as pessoas autistas tenham oportunidades para desenvolver seu potencial e serem protagonistas de suas próprias histórias", enfatizou Johnny da Inclusão (Avante)
O documento aprovado pela Casa Legislativa também expressa reconhecimento e apoio às ações de conscientização, incentivo à pesquisa e promoção de políticas públicas voltadas às pessoas com TEA, seus familiares e cuidadores. O documento manifesta, ainda, "admiração a todas as entidades, profissionais da saúde, educadores e demais envolvidos na causa do autismo".
"Uma Moção como a de hoje, que reforça essa data importante, dá visibilidade para a gente conquistar políticas públicas e avançar nessa área", ressaltou o vereador Marcos Furlan (Pode).
O vereador Juliano Botelho parabenizou Johnny da Inclusão pela iniciativa. "É um avanço podermos ter aqui, como vereador, uma pessoa que veste a camisa. Por isso gostaria de parabenizar o vereador, que deu uma aula de sabedoria para a gente", disse.
"A inclusão é uma luta onde falta informação. Temos equipamentos, entidades e todo um trabalho, mas muitas vezes a informação precisa chegar às pessoas da cidade", observou Priscila Yamagami (PP).
O vereador Johnross (PRD) também usou a tribuna para falar sobre a iniciativa. "Essa Moção ajuda a colocar em evidência a importância dessa pauta. Colocar em evidência essa realidade e as necessidades da pessoa do espectro autista significa chamar atenção do poder público para o tamanho da lacuna em relação a políticas públicas voltadas a essa questão".
Destaque também para a Moção n.º 53/2025 com "Votos de Aplausos e Congratulações" ao vereador Juliano Botelho por sua eleição à presidência do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A concessão da honraria é uma ação do também vereador Maurinho Despachante (PRD).
Pesar
Outra moção aprovada foi de votos de pesar à família do cabeleireiro Raul Humberto Zanettin, morto em acidente de carro na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) no último domingo (30). A homenagem póstuma tem como autor o vereador Johnross (PRD). A Moção ressalta a importância de Zanettin para a comunidade mogiana. "Raul era conhecido não apenas pelo talento profissional, mas também por sua alegria, espontaneidade e espírito acolhedor. Ele era ainda um pai dedicado, um filho amoroso, um marido exemplar e um amigo leal", destaca o parlamentar criador da honraria no texto que justifica a aprovação da Moção n.º 55/2025.
Além de sua atuação profissional, a Moção também lembra a paixão de Zanettin pelo surfe e sua devoção à Nossa Senhora da Rosa Mística. Aprovada por unanimidade, a Moção de Pesar manifesta a solidariedade da Câmara Municipal à esposa Solange, aos filhos Igor e Raul, e aos demais familiares e amigos.
Projetos
Na sessão, foram aprovados ainda o Projeto de Lei n.º 12025, de autoria do vereador Mauro de Assis Margarido (PRD), que muda para Luis Guilherme Faria do Prado o nome da atual Rua 7, localizada no Loteamento Residencial Paradise II, no bairro Vila Moraes, e o Projeto de Lei n.º 44/2025, de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), e do vereador Prof. Edu Ota (Pode), que dispõe sobre a denominação da atual Rua 1, localizada no Loteamento Residencial Paradise I, no bairro de Porteira Preta, para Rua Hilda Maria de Jesus Oliveira.
Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós
A Moção n.º 51/2025, com votos de aplausos e congratulações ao Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Braz Cubas, pela arrecadação de 4 mil litros de leite, também foi aprovada. De autoria do vereador Edson Santos (PSD), o tributo legislativo é um reconhecimento pela campanha beneficente, cuja doação foi destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.
A ação promovida pelo Santuário, sob a liderança do padre Jonatas Pereira Diniz, reitor da instituição, mobilizou fiéis, frequentadores e colaboradores, superando a meta inicial de arrecadar mil litros de leite em apenas dez dias.