O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), situado na Vila Figueira, recebeu um novo equipamento de anestesia que permite ampliar a realização de cirurgias complexas. A nova aquisição possibilita a execução de procedimentos que antes não eram possíveis por falta de estrutura especializada, como intervenções ortopédicas infantis, garantindo maior segurança e eficiência no desenvolvimento do trabalho.
O corpo técnico do HMS foi responsável pela condução do processo que viabilizou essa conquista para a unidade. Por isso, a diretora médica da unidade, Margarete Lima, e a gerente de Enfermagem, Nathalia Guillaumon, promoveram a entrega do equipamento diretamente à equipe do centro cirúrgico, onde foram recebidas pelo médico anestesiologista da unidade, Cláudio Talassi, e pela supervisora Roberta Araújo, no último dia 19 (quarta-feira).
Segundo Margarete, a tecnologia deste novo aparelho representa um grande avanço para a equipe e para os pacientes. "Essa aquisição eleva a qualidade da assistência anestésica no hospital, pois oferece uma qualidade muito superior ao equipamento que tínhamos, proporcionando mais segurança nas anestesias. Assim, garantimos um atendimento ainda melhor para nossos pacientes. O Hospital e Maternidade de Suzano segue investindo na modernização de seus equipamentos e na melhoria contínua do atendimento, sempre priorizando a excelência para os pacientes", afirmou a diretora médica.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que o HMS tem passado por uma mudança muito expressiva para garantir um atendimento cada vez melhor para os pacientes. "Temos acompanhado de perto as melhorias que estão sendo implementadas na unidade, desde o ano passado. O centro cirúrgico já tinha recebido intervenções e agora ganha este novo equipamento destinado à anestesia. Este é mais um passo que estamos dando para colocar o hospital como uma referência na região, como já tem acontecido com a ala da maternidade", ressaltou Ferreira.
Outras melhorias
Em 13 de dezembro do ano passado foi inaugurada uma nova ala de maternidade com 38 novos leitos para qualificar o serviço de pré-parto, parto e pós-parto. Na data, também foi finalizado o trabalho que garantiu a revitalização dos dez leitos que compõem a ala destinada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A ala ampliou a capacidade de atendimento do setor, que até então reservava 23 leitos, incluindo os patológicos e o alojamento contínuo, para as mulheres que necessitam de atendimentos especiais por ocorrência da gestação, com diferentes procedimentos relacionados ao parto, incluindo até mesmo as situações de aborto. Agora, o HMS se coloca como uma unidade de referência em relação a outros hospitais que prestam os mesmos serviços na região, com toda a estrutura que está disponibilizada para as suzanenses.
Já o espaço renovado na UTI garantiu mais conforto aos pacientes nos leitos disponibilizados e proporcionará ainda mais qualidade de trabalho para os 16 profissionais que atuam nesta ala, das áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia, Nefrologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Eles são responsáveis pelos 300 atendimentos de baixa e média complexidade que são registrados mensalmente, em média, durante 24 horas por dia, incluindo os procedimentos relacionados aos pós-operatórios de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia.