A CCR S.A., que inclui ViaMobilidade, e a Comporte Participação S.A. são as empresas que irão disputar o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. As informações foram divulgadas pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo. O leilão irá acontecer nesta sexta-feira (28), na sede da Bolsa de Valores (B3). O projeto de 25 anos da futura concessão prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões.
Para Fernando Telles Teixeira, engenheiro civil que atua como perito judicial e é diretor da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc), há muitos limitantes para execução de trabalhos pelas formas de contrato, aquisição de material, ferramental, entre outros, no que se refere ao Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atualmente responsável pelas três linhas. "Eu acredito que a iniciativa privada, até visando o lucro, já vem sem esses entraves. Mas, fundamental para uma concessão dar certo, é fazer a fiscalização efetiva, cobrando e multando, caso seja necessário. Usando os meios que se tem para que o serviço seja bem executado”, declarou.
A concessão, segundo Teixeira, é uma maneira de conseguir benefícios estruturais para região: “Em Jundiapeba está prevista a construção de um túnel para transposição de um lado para outro, e também está prevista mudanças estruturais em Braz Cubas e a ampliação da linha até Cezar de Souza, além de passarelas e reformas nas estações. Essas são coisas que na mão do Estado eu acho difícil arrecadar tanta verba, pois existem outras demandas. São obras muito grandes, então a privatização é um meio de conseguir esses benefícios”.
Segundo o Diário Oficial, as ofertas são para operação, manutenção, conservação, implantação de obras civis e sistemas, melhorias, requalificação, adequação, modernização e expansão. Além disso, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informa que serão construídas 10 novas estações e reformadas as 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, o que deve garantir mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano.
Empresas Interessadas
A CCR, uma das empresas interessadas no edital, atua em serviços de infraestrutura para mobilidade, focada nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroporto. Segundo o grupo, eles são responsáveis pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, por onde circulam cerca de 2,5 milhões de veículos, diariamente. Além disso, faz parte da CCR, a ViaMobilidade, empresa responsável pela concessão das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, do Metrô, e 9-Esmeralda e 8-Diamante da CPTM.
A Comporte Participações, também participante do leilão, está há 22 anos no mercado e atua por meio de suas controladas nos segmentos de transporte de passageiros por vias terrestres em linhas regulares ou sob a forma de fretamento contínuo e eventual, transporte de encomendas em compartimentos destinados ao transporte de bagagens e transporte de passageiros sobre trilhos. Entre suas controladas está a TIC Trens, empresa que opera e mantém o Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, e a Linha 7-Rubi do Metrô; e o Metrô BH, em Belo Horizonte (MG).