O grupo Comporte Participações S.A. venceu, nesta sexta-feira (28), o leilão internacional do Governo de São Paulo para concessão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens. Em sessão pública realizada na sede da B3, a empresa ofereceu desconto de 2,57% sobre as contraprestações pecuniárias a serem pagas pelo Estado. Isso significa uma economia de cerca de R$ 1 bilhão ao longo da concessão.
Com o lance vitorioso, a nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que beneficiam a região do Alto Tietê, o município de Guarulhos e a zona leste da capital. O investimento previsto para o contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos. O contrato deverá ser assinado até o fim do primeiro semestre deste ano.
“Começamos paulatinamente a fazer a expansão do transporte sobre trilhos. São Paulo merece, já que é um estado que cresceu às margens das ferrovias. Está na hora de dar tração novamente e investir no transporte ferroviário de passageiros. E hoje é o dia de celebrar mais uma perna desse investimento, em que vamos incorporar muita gente ao sistema”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
“Quando falamos dessas expansões, falamos da interligação da rede. O sistema metroferroviário será mais eficiente quanto mais interligado ele for, quanto mais conexões tiver com outras linhas. Assim, levaremos ferrovias onde ainda não chegaram, alcançando pessoas que não são alcançadas, melhorando a mobilidade, sustentabilidade e prestação de serviços ao cidadão”, destacou Tarcísio.
O certame também reuniu o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, autoridades estaduais, deputados, diretores da B3 e empresários do setor de mobilidade urbana.
O Grupo Comporte, por meio do consórcio com a CRRC, venceu em 2024 as concessões da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades (TIC) que vai ligar Campinas e São Paulo.
“Este é um dos contratos mais modernos já firmados pelo Governo de São Paulo no setor de mobilidade. A concessão das Linhas 11, 12 e 13 representa uma nova etapa na gestão do transporte público sobre trilhos, com metas claras de desempenho, obrigações robustas de investimento e foco total na qualidade do serviço prestado ao cidadão. Estamos promovendo um salto de eficiência com responsabilidade fiscal, garantindo retorno para a população e segurança jurídica para o investidor”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
A Concessão do Lote Alto Tietê tem forte impacto social, atendendo regiões de alta demanda, com mais de 4,6 milhões de habitantes. O projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais conforto e eficiência para os passageiros.
A operação também aquecerá o mercado de trabalho no estado, criando cerca de 15 mil postos em diversas áreas, como construção civil, manutenção e operação ferroviária. Durante as obras, milhares de profissionais serão contratados para atuar na ampliação da infraestrutura, na reforma de estações e na modernização dos sistemas. Com as linhas em operação, novas vagas serão abertas para a gestão e manutenção dos serviços, garantindo empregos de longo prazo.
“A Comporte está aqui presente mais uma vez presente muito feliz em conquistar mais essa concessão. Estamos aqui muito otimistas e agradecemos ao Governo do Estado e à União por todo apoio que tivemos durante esse processo”, afirmou o diretor institucional da Comporte, José Efraim Neves.
Ampliação
O projeto prevê a construção de dez novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução total de quatro, além da ampliação de mais de 20 km de trilhos. A Linha 11-Coral será estendida até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com quatro novas estações. Já a Linha 12-Safira chegará a Suzano. A Linha 13-Jade será ampliada até Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos, atendendo a uma demanda antiga da população.
Com essas mudanças, a expectativa é que as três linhas transportem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040, garantindo mais qualidade de vida, acesso ao mercado de trabalho e desenvolvimento econômico para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
Redução de intervalos
A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente em diferentes linhas:
Linha 11-Coral: O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Sousa. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Sousa, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Linha 12-Safira: O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 13-Jade: O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
Histórico de leilões
Em 2024, o Governo de São Paulo realizou o maior número de leilões dos últimos 25 anos. Foram nove pregões que arrecadaram mais de R$ 300 milhões em projetos qualificados no Programa de Parcerias em Investimentos (PPI-SP).
Apenas a desestatização da Sabesp, finalizada em julho do ano passado, garantiu R$ 260 bilhões para os cofres públicos e a antecipação em cinco anos da universalização do saneamento. Outros destaques em 2024 foram o Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas), as concessões rodoviárias Lote Litoral Paulista, Rota Sorocabana e Lote Nova Raposo, a parceria público-privada (PPP) para construção e manutenção de 33 escolas e a concessão das loterias estaduais.
Até o fim de 2025, mais 11 projetos devem ir a leilão: Túnel Imerso Santos-Guarujá, Travessias Hídricas, Adequação e Manutenção de Escolas, Lote Paranapanema, Circuito das Águas, Rota Mogiana, Centro Administrativo Campos Elíseos, Lote ABC Guarulhos, Linha 16-Violeta, Trem Intercidades Eixo Oeste e Estrada de Ferro Campos do Jordão.