A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis receberam, nesta segunda-feira (24/2), a visita do diretor dos Hospitais Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e HRAT – Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, João Luiz de Miranda Rocha, para atualização das principais demandas e projetos desenvolvidos em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
A SPDM é credenciada como organização social de saúde (OSS) para gerenciar unidades de saúde construídas e equipadas pelo Governo do Estado. Na Região, além dos hospitais, a instituição também é responsável pela gestão do AME – Ambulatório Médico de Especialidades e da Farmácia de Alto Custo, situadas em Mogi das Cruzes.
“Em todas as áreas, mas principalmente na Saúde, o alinhamento entre Estado e Município é de extrema importância para discutir e definir estratégias para as principais demandas. Já estamos conseguindo avançar com ações estratégicas, como os mutirões de exames e consultas, e a tendência é fortalecermos ainda mais nossas parcerias”, explica Cusatis.
Entre as demandas mais urgentes está a ampliação de vagas para pacientes em hemodiálise e a proposta do Estado é abrir as primeiras novas vagas para que renais crônicos no HRAT. Atualmente, cerca de 90 pacientes mogianos realizam tratamento em outros municípios e dependem de transporte sanitário municipal para se locomover.
Outro assunto foi a microregionalização e o fluxo de transferências dos pacientes das UPAS – Unidades de Pronto Atendimento 24 horas para internação nos hospitais. “Também falamos sobre leitos específicos para retaguarda de pacientes de dengue, serviço que devemos implantar de forma temporária para atender o fluxo previsto com eventual alta de casos no pós-Carnaval”, adianta a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, que participou do encontro ao lado do seu adjunto, Luiz Henrique Benites Bot.