Devido a dificuldade de acesso por conta dos alagamentos, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está adaptando a coleta domiciliar e a destinação de resíduos para garantir a manutenção do serviço nos bairros Maria Augusta, Jardim Fiorelo, Vila Japão, Vila Bartira, Vila Sônia e Tipóia. 
Para minimizar os transtornos e evitar o descarte irregular, foram posicionadas quatro caçambas no Maria Augusta e uma na Vila Japão para que os moradores possam descartar o lixo das residências.

Outra contrapartida para garantir a manutenção nos bairros afestados pela chuva é a coleta por meio do maquinário que circula nos pontos alagados devido a impossibilidade do caminhão de coleta transitar nessas regiões.

 "Orientamos a população que mantenha os resíduos lacrados corretamente e separados por tipo em caso de materiais reciclados. É importante amarrar bem as embalagens e não descartá-las nas ruas que estão tomadas pela água para que o problema não se agrave", destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

"O armazenamento temporário de lixo em áreas específicas é uma alternativa para manter a cidade limpa. Estamos enfrentando um momento difícil, por isso precisamos nos unir e manter a ordem", reforçou o prefeito Eduardo Boigues

O trânsito da cidade também tem dificultado a locomoção do caminhão de coleta mesmo em bairros que não foram afetados pela enchente. Além disso, o aterro para onde o lixo doméstico é destinado enfrenta problemas de alagamento. A administração municipal trabalha para buscar soluções e amenizar o transtorno à cidade.