Mogi das Cruzes deve contar com um novo Pronto-Socorro, que será construído ao lado do Hospital Luzia de Pinho Melo. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a inauguração da Praça da Cidadania, em Jundiapeba, realizada nesta terça-feira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Fundo Social do Estado, que é comandado pela primeira-dama Cristiane Freitas, também presente no evento. 

O governador ainda confirmou a conclusão da Maternidade Municipal, no segundo semestre, e 40 leitos de hemodiálise no Hospital Federal, em Suzano. “O referenciamento do Luzia traz transtorno. Vamos fazer um Pronto-Socorro do lado do Luzia e vamos fazer de alto nível para aliviar essa demanda, porque Governo do Estado e a Prefeitura agora trabalham juntos. A Maternidade será finalizada no segundo semestre, aliviando a Santa Casa, que já conta com a tabela SUS Paulista, que hoje paga até cinco vezes o que o SUS (Sistema Único de Saúde) remunera por procedimento”, disse o governador. 

O chefe do Executivo estadual também destacou os investimentos que serão realizados com a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que prevê a reforma das quatros estações em Mogi das Cruzes e a extensão da Linha 11 até Cezar de Souza. Segundo o governador, o maior investimento deve ocorrer em Jundiapeba com a construção de túnel e passarela para eliminação das passagens de nível. A Linha 12 também deve ser estendida até Suzano. 

Praça

A Praça de Mogi é a oitava em funcionamento no Estado, sendo cinco entregues pela atual gestão. O equipamento é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social do Estado, responsável pela Escolas de Qualificação Profissional, que vai oferecer cursos a partir de março. De acordo com o governador, uma unidade está sendo concluída em Itaquaquecetuba e outra está prevista para Poá. 

Em Mogi, o equipamento ocupa uma área de mais de 4 mil m² e conta com quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada, além de salas para cursos de qualificação, espaços para serviços ao cidadão e salas multiuso. O investimento foi de R$ 4,7 milhões. 

Os cursos da primeira turma terão início em março, e incluem auxiliar administrativo, auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, cuidador de idosos, confeitaria básica, panificação básica, informática básica e costureiro básico industrial. As inscrições poderão ser feitas pelo site: www.cursofussp.sp.gov.br.

“O mercado de trabalho exige qualificação e está bastante competitivo. Os cursos têm como objetivo desenvolver ferramentas e habilidades para que os alunos possam ser inseridos no mercado de trabalho ou empreender, proporcionando melhoria na qualidade de vida. Que esse espaço faca a diferença na vida das famílias de Mogi das Cruzes”, afirmou a primeira-dama. 

A prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli (PL), acompanhada do vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD), destacou a vinda do governador como símbolo da retomada da parceria e diálogo entre o município de Mogi das Cruzes e o governo do Estado. Para ela, a presença do governador e da primeira-dama demonstra o quanto sua gestão está no caminho certo para a reconstrução da cidade. Ela também ressaltou a importância da inauguração da Praça da Cidadania, um equipamento social de extrema importância, principalmente para Jundiapeba. 

O governador afirmou que o foco é a emancipação das pessoas por meio da capacitação, desenvolvendo habilidades e competências. “A gente acredita no talento das pessoas. Além da área de convivência e de prática esportiva, tem algo maior, a escola de governo, de capacitação, com cursos que podem conectar as pessoas ao mercado de trabalho, lá a gente pode transformar realidades”, concluiu. 

Também estiveram presentes no evento o secretário estadual Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL); os deputados estaduais Marcos Damásio (PL) e Jorge Wilson (Republicanos); o deputado federal Márcio Alvino, vereadores e secretários municipais de Mogi e o diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias. Destaque também para os prefeitos da região: Luís Camargo (Arujá), Saulo Souza (Poá), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Pedro Ishi (Suzano), Rodolfo Marcondes (Salesópolis) e Carlos Alberto Taino Junior, o Inho (Biritiba Mirim).