Devido às fortes chuvas deste fim de semana, duas famílias (cinco adultos e uma adolescente de 14 anos) ficaram desabrigadas no bairro Santos Dumont, em Mogi das Cruzes, e foram encaminhadas pelos agentes da Assistência Social para um abrigo provisório, onde poderão descansar, ter acesso a alimentação, roupas, itens de higiene pessoal e segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). 

A Prefeitura segue atendendo as famílias e oferecendo o apoio necessário para todos em situação de vulnerabilidade e mantém as equipes da Operação Verão nas ruas, atendendo moradores, desobstruindo vias públicas e atuando na vazão da água das chuvas. 

Ainda no final da tarde de hoje, o Fundo Social de Mogi iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, itens de higiene pessoal para adultos e crianças (incluindo fraldas descartáveis) e produtos de limpeza (água sanitária, detergente e sabão em pó).

As doações podem ser entregues no Tiro de Guerra ou na sede do Fundo, localizado na Prefeitura Municipal. 

Nas últimas 72 horas, Mogi das Cruzes registrou o acumulado de 109,8 mm de chuvas - 37,5 somente nas últimas 24 horas - percentual maior do que o acumulado no mês. 

Entre as áreas mais afetadas, destaca-se o bairro Oropó, com registrado de deslizamento e alagamento nas avenidas Austrália e Oceania.

Nesta região houve uma movimentação de massa, com desmoronamento de um barranco e obstrução do Rio Oropó, o que impediu o fluxo adequado da água e causou a inundação de parte do bairro. A equipe de Servicos Urbanos está no local, trabalhando na desobstrução do rio.

Foi registrando ainda uma queda de árvore na avenida Francisco Ruiz, no bairro Rodeio; e queda de árvore em fiação elétrica na Estrada Pedra Branca, em Taiaçupeba.  

Para registros de ocorrências, a Defesa Civil orienta a população a acionar o número 199 - a ligação é gratuita e disponível 24 horas por dia.