A EDP, distribuidora do Alto Tietê, reforça seu compromisso em colaborar com o desenvolvimento sustentável dos municípios em sua área de atuação. Em 2024, mais de 16.200 famílias foram beneficiadas na região com ações de eficiência energética.

Para garantir uma transição energética justa e acessível a todos, a companhia desenvolve projetos de impacto positivo à população das localidades. No projeto Boa Energia na Comunidade, por exemplo, agentes da EDP fazem visitas porta a porta em locais previamente mapeados, oferecendo aos moradores orientações sobre o uso seguro e correto da energia, além da possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura, e da renegociação de eventuais débitos com condições diferenciadas.

Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família visitada tem direito de substituir até cinco lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. No ano passado, foram substituídas no Alto Tietê 63.113 lâmpadas, o que representou uma economia de 6.260 MWh/ano (equivalente ao consumo de cerca de 2.600 residências ano). 

A responsabilidade social da EDP para com as comunidades mais vulneráveis também está presente com a doação de postes padrão em áreas de regularização de instalações. Foram doados no período 3.505 estruturas a famílias em situação de vulnerabilidade. 

“A EDP segue alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nesse caso em especial o de número 7 (Energia Limpa e Acessível). Para isso, realiza iniciativas contínuas que colaboram com a população mais vulnerável, a partir do incentivo ao consumo de energia de forma segura, sustentável e justa”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP. 

Atuação com o público escolar

A EDP acredita na educação como transformação social e atua junto à comunidade escolar das cidades de sua atuação. Em 2024, por meio do projeto Boa Energia nas Escolas foi possível impactar mais de 29 mil alunos e cerca de 480 professores em 76 escolas municipais do Alto Tietê. 

A Gincana Xô Desperdício, que foi desenvolvida dentro do escopo desse projeto, também beneficiou escolas da região com a doação de sistemas de geração solar de energia, com um concurso que mobilizou toda a comunidade local a promover o combate ao desperdício de energia elétrica. 

Outra ação de impacto na área de concessão foi a realização da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que tem como objetivo engajar estudantes em atividades que promovam e incentivam a eficiência energética e a sustentabilidade. Os alunos realizaram provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à temática e houve um curso de formação gratuito para estudantes e professores participantes. 

A ONEE é uma ação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Abradee de Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).