Em uma cerimônia na Câmara Municipal de Suzano, o novo prefeito Pedro Ishi e seu vice, Said Raful, foram empossados nesta quarta-feira (01/01) para o mandato 2025-2028 à frente da administração municipal. A dupla conquistou a maior vitória da história de Suzano no pleito passado, com 124.366 votos (80,29%), e inicia a trajetória dos próximos quatro anos com o objetivo de manter o crescimento que a cidade vem apresentando desde 2017.
Em sua primeira fala, o prefeito Pedro Ishi enalteceu a gestão que deixou a prefeitura, agradeceu a população que confiou em seu nome e prometeu fazer um governo tão bom como o de Rodrigo Ashiuchi. “Nosso mandato será de muito trabalho e responsabilidade com a máquina pública, com olhar para as famílias que mais precisam e com transparência. Agradeço ao Rodrigo pela oportunidade e por ter me escolhido. Ele tem mais de 93% de aprovação na cidade e acredito que vai ser difícil ver um número deste tamanho na região. Juntos somos capazes de construir uma cidade que sonhamos. Não tenho dúvida de que Deus vai guiar nossa gestão e a de cada vereador aqui. Vamos construir um grande legado durante esses quatro anos. Podem esperar muito trabalho da gente”, discursou o novo chefe do Poder Executivo aos presentes no plenário da Câmara de Suzano, local onde ocorreu a cerimônia.
Por sua vez, o vice-prefeito Said Raful destacou a continuidade do governo de Rodrigo Ashiuchi e que ambos estão prontos para manter o crescimento no município. "Para a gente sempre é um grande desafio. Vamos prosseguir bem o governo do Rodrigo Ashiuchi. Pegamos a cidade caminhando e avançando. Estamos preparados para fazer com que Suzano continue crescendo e entregando o melhor para a populção", declarou.
Cerimônia
O dia da posse começou com a realização de uma entrevista coletiva para os profissionais da imprensa no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro. Em seguida, as autoridades se deslocaram até a Câmara de Suzano, onde foram recebidas por vereadores e amigos.
A cerimônia, presidida pelo vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, e que teve como 1° secretário o vereador Max Eleno Benedito, o Max do Futebol, e como 2° secretário o vereador Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado, começou oficialmente às 10h30, com os parlamentares eleitos sendo chamados um a um.
Ao entrarem no plenário, o prefeito Pedro Ishi e sua esposa, a nova primeira-dama Déborah Raffoul, foram ovacionados pelo público que lotou o local. Em seguida, também adentraram o agora ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, muito reconhecidos pelos presentes com gritos e aplausos por conta do excelente trabalho realizado nos últimos oito anos.
O público entoou o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, o Hino de Suzano. Depois, os vereadores fizeram o juramento e prometeram exercer o mandato dentro das linhas da Constituição Federal, seguidos pelo prefeito Pedro Ishi e pelo vice Said Raful, que também assinaram o Termo de Posse para os respectivos cargos. O evento prosseguiu com a realização da eleição da mesa diretiva da Câmara (leia mais abaixo) e com os discursos das autoridades.
Legado
Agora ex-prefeito e novo secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi relembrou as dificuldades enfrentadas no início da gestão, a trajetória marcada por mais de 140 entregas e também de seu falecido pai, Katuya Ashiuchi.
"Hoje, ao entrar aqui, passa um filme na minha cabeça. Neste mesmo horário, há oito anos, assumi o maior desafio da minha vida. Pegamos uma cidade endividada, com obras inacabadas e com muita gente querendo ir embora. Eu era um rapaz recém-casado, de 36 anos, que tinha um grande desafio", iniciou. "Suzano não é perfeita, mas a cidade está muito melhor. Quero deixar para os vereadores novos e reeleitos, ao Pedro e ao Said a essência da política. Não é apenas a obra, mas sim o significado dela na vida das pessoas. Trouxemos nesses anos todos mais dignidade. Que nosso governo continue no coração de todos os suzanenses. Gratidão à minha equipe, à Larissa, à toda a minha família, à minha mãe e também ao meu pai e ao meu sogro, que não estão mais aqui, mas tenho certeza de que estão muito felizes com o trabalho que a Larissa e eu desenvolvemos na cidade. Nós pedimos perdão se houve algum erro, mas nos dedicamos domingo a domingo para entregar uma cidade melhor para vocês", concluiu.
Em seguida, Ashiuchi chamou Larissa à tribuna da Câmara. Em um rápido discurso, ela agradeceu e enalteceu a parceria com a população e, assim como o marido, não conteve a emoção. "Gostaria muito de agradecer a cada um de vocês por todos esses anos juntos. Cada abraço, carinho, conselho que recebemos. Sou muito grata a todos. Consideramos todos vocês nossos filhos e estaremos sempre aqui. A minha gratidão por tudo", declarou.
Escolha
Pedro Ishi e Said Raful foram eleitos com 124.366 votos no pleito deste ano e terão como principal missão dar seguimento ao trabalho realizado por Rodrigo Ashiuchi. A conclusão de obras inacabadas, característica marcante do governo do ex-prefeito, dará lugar à continuidade do que está sendo deixado “engatilhado” para os novos prefeito e vice, que terão como premissa manter a régua alta da gestão que conduziu a cidade nos últimos oito anos.
Entre as entregas para os próximos meses estão a duplicação da avenida Jorge Bei Maluf; o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; a pavimentação da avenida Miguel Badra; a implantação do Terminal de Palmeiras; as novas sedes das Secretarias Municipais de Manutenção e Serviços Urbanos e de Segurança Cidadã; o Hospital Federal; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Palmeiras; o Centro de Apoio à Criança com Deficiência; as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Parque do Colégio, Jardim Saúde e Cidade Boa Vista; a Clínica da Família de Palmeiras; a creche do Jardim Europa; a nova escola na região do Jardim Casa Branca; o campus da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no Jardim Monte Cristo; o Centro de Bem-Estar Animal, no Parque Municipal Max Feffer; o Centro Unificado de Serviços (Centrus) de Palmeiras; e o novo sistema de Controle de Inundações no Parque Maria Helena e na Vila Maluf.
Secretariado
A equipe que vai compor o primeiro escalão do governo de Pedro Ishi e Said Raful já está definida, com a manutenção da maior parte do secretariado de Rodrigo Ashiuchi. No total, a nova gestão terá apenas sete novos nomes. A lista completa pode ser conferida ao final do texto. Todos estiveram presentes na cerimônia de posse desta quarta-feira.
“Nosso secretariado foi escolhido com base na capacidade que cada um deles possui para conduzir suas respectivas pastas. O excelente trabalho do prefeito Rodrigo vai continuar sendo feito. São pessoas de extrema confiança nossa, muito competentes e preparadas para mantermos juntos o crescimento da nossa cidade e o atendimento às principais necessidades da população. Estou muito satisfeito com todos os nomes que vão compor nosso governo a partir de agora”, avaliou Pedro Ishi.
Secretários da nova gestão:
- Administração: Cintia Lira;
- Assistência e Desenvolvimento Social: Geraldo Garippo;
- Comunicação Pública: Paulo Pavione;
- Cultura: José Spitti;
- Esportes e Lazer: Arnaldo Marin Junior, o Nardinho;
- Gabinete: Afrânio Evaristo da Silva;
- Governo: Alex Santos;
- Manutenção e Serviços Urbanos: Samuel Oliveira;
- Planejamento e Finanças: Itamar Viana;
- Planejamento Urbano e Habitação: Elvis Vieira;
- Saúde: Diego Ferreira;
- Transporte e Mobilidade Urbana: Claudinei Galo.
- Assuntos Jurídicos: Renato Ferraris;
- Controladoria Geral do Município: César Braga;
- Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego: Mauro Vaz;
- Educação: Renata Priscila;
- Meio Ambiente: André Chiang (vereador licenciado);
- Segurança Cidadã: Francisco Balbino;
- Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae): Denis Watanabe;
- Fundo Social de Solidariedade: Déborah Raffoul
Câmara
A cerimônia de posse também contou com a eleição da mesa diretiva do Legislativo suzanense para os anos de 2025 e 2026. O vereador Artur Takayama recebeu 18 votos (de 19 possíveis) e é o novo presidente. Ele terá como vice-presidente o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; como 1º secretário, André Marcos de Abreu, o Pacola; como 2º secretário, Rogério Castilho; e como 3º secretário, Max Eleno Benedito, o Max do Futebol, todos eleitos por unanimidade.
O novo presidente agradeceu os votos recebidos e prometeu fortalecer ainda mais a união entre os poderes Legislativo e Executivo. "Sinto-me lisonjeado de presidir essa Casa de Leis pelo próximo biênio. Não abrirei mão da independência e da autonomia do Legislativo, mas vamos continuar estreitando os laços com o Executivo. Precisamos nos unir para caminhar na mesma direção pelo fortalecimento do Legislativo suzanense. É um momento de grande responsabilidade e nossa missão exige dedicação e empenho. Enfrentaremos grandes desafios, mas independentemente das nossas posições, poderemos caminhar juntos na mesma direção”, declarou Takayama.
Para o prefeito Pedro Ishi, a experiência dos vereadores que vão compor a mesa diretiva ajudará a nova gestão a ter sucesso na condução da cidade. “Teremos grandes vereadores na Câmara e uma mesa diretiva muito bem escolhida, composta por pessoas competentes que entendem a complexidade de um governo. O trabalho em parceria vai render frutos para a população que terá ótimos porta-vozes nos próximos quatro anos”, concluiu.
O evento da manhã desta quarta-feira contou com a presença de todos os vereadores, bem como de seus familiares. Os parlamentares também foram empossados e assinaram o Termo de Posse. Os 19 vereadores presentes e empossados na cerimônia foram:
- Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse;
- André Chiang;
- André Dias Dourado, o André Dourado;
- André Marcos de Abreu, o Pacola;
- Artur Takayama;
- Benedito dos Santos Moraes, o Inhame;
- Denis Claudio da Silva, o Denis Filho Pedrinho Mercado;
- Dirceu Carlos Da Silva, o Dirceu Filho Carlão da Limpeza;
- Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde;
- Jaime Siunte;
- João Batista Nogueira De Azevedo, o João Sabugo;
- José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira;
- Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro;
- Leandro Alves de Faria, o Leandrinho;
- Marcos Antonio dos Santos, o Maizena;
- Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG;
- Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt;
- Max Eleno Benedito, o Max do Futebol;
- Rogerio Aparecido Castilho;