A Secretaria de Segurança Urbana de Poá concluiu na terça-feira (14), o processo de implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), que integra as forças de segurança do município e promove um avanço tecnológico no combate à criminalidade. A plataforma é desenvolvida pelo Ministério da Justiça, que fornece a tecnologia de ponta sem custos ao município.
O sistema conecta órgãos como Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU, promovendo uma resposta mais eficiente às demandas da população nos serviços emergenciais. "Com a implantação do Sinesp CAD nossa polícia terá um diagnóstico preciso das demandas e problemáticas de Poá. Por meio de um mapa de calor, será possível ter um verdadeiro raio-x da cidade", ressaltou o vice-prefeito e secretário de Segurança Urbana, Delegado Eliardo.
Ele acrescenta que dos 14 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), Poá é o primeiro a dispor dessa tecnologia na versão avançada 3.0. "Nossa guarda foi habilitada no novo sistema pelos GCM 3ª CL Farias e GCM 3ª CL Edgard, que atuam em Poá e foram preparados para ministrar a capacitação. O choque de gestão na segurança defendido pelo prefeito Saulo Souza está sendo intensificado a cada dia e ações como essa vão auxiliar ainda mais no combate ao crime e trazer tranquilidade aos poaenses", explicou o secretário.
Infocrim
A integração do Sinesp CAD permite ao município firmar convênios com outros entes federativos. A partir de sua implantação, a Secretaria de Segurança Urbana de Poá visa celebrar uma nova parceria com o Estado para ter à disposição o sistema Infocrim, que é conjunto de softwares capaz de mapear a criminalidade, permitindo o acompanhamento da produtividade do trabalho policial, além de cruzar informações para facilitar a identificação e a captura de criminosos, e a Muralha Paulista.
"Estamos providenciando também o convênio com o Ministério da Justiça visando a adesão ao sistema Córtex, que constitui uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos por milhares de câmeras viárias espalhadas pelas rodovias e avenidas do País para rastrear alvos móveis", acrescentou o chefe da pasta de Segurança.