A prefeita Mara Bertaiolli visitou, na tarde desta quinta-feira (23/01). o início das obras de desassoreamento do Córrego Oropó, em Braz Cubas. O curso d’água faz parte do pacote de limpeza que está sendo feito nos principais rios e córregos da cidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP Águas. 

Os trabalhos tiveram início no dia 2 de janeiro e já contemplaram locais como Córrego dos Canudos, Córrego dos Corvos, Rio Jundiaí e Ribeirão Ipiranga. No Córrego Oropó, os serviços começaram pelo trecho em que ele margeia a rua José Antônio da Costa, no Jardim Layr e se estenderão por cerca de 1.300 metros. 

A previsão é de até 60 dias de trabalho. Vale lembrar que o cronograma está sujeito a alterações, em função principalmente das chuvas típicas desta época. 

“Agradeço muito ao Governo do Estado por esta parceria e por nos atender prontamente em mais esse pedido. O desassoreamento do córrego Oropó é uma demanda antiga dos moradores da região e graças ao apoio do Estado, estamos conseguindo dar início a esse importante trabalho", destacou a prefeita. 

Ednaldo Gomes de Araújo, que reside há 22 anos no local, enfatizou a luta da comunidade para conseguir a execução da obra. “Há mais de cinco anos essa limpeza não era feita. Vinham equipes, mas só cortavam o mato. Aqui sempre teve muito alagamento e agora, enfim, a gente vai poder ficar mais tranquilo", pontuou. 

A força-tarefa para desassorear rios e córregos complementa os demais mutirões que estão sendo feitos pela cidade e que reforçam a Operação Verão. O objetivo é aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais, diminuindo por consequência a possibilidade de alagamentos. 

A outra frente, que são os mutirões em bairros, têm como foco garantir a limpeza e boas condições dos locais atendidos, além de desobstruir redes subterrâneas, aumentando a capacidade de vazão da água das chuvas. Desta forma, um trabalho complementa o outro.