A Prefeitura de Suzano entregou na noite da última quarta-feira (18/12) o tão aguardado Mercado Municipal, que está instalado entre as ruas Konoe Endo e Nove de Julho, no Jardim Japão, bairro da região central. A partir deste momento, os permissionários que serão responsáveis pelo comércio especializado de comidas e bebidas terão pouco mais de 20 dias para organizar os boxes, de forma que o espaço possa estar pronto para ser aberto ao público em 15 de janeiro de 2025.
A solenidade reuniu centenas de pessoas e foi marcada, em especial, pela assinatura do termo que oficializa a entrega do novo equipamento à Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Suzano pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca, e pelo presidente da entidade dos comerciantes, Roberto Tavares.
Até o momento, já foram definidos 12 dos 21 boxes disponíveis no local, que farão uma integração com o conjunto de opções oferecidas no Largo da Feira (rua Benjamin Constant, 1930 – Centro). O objetivo é fazer deste polo o destino recomendado para compra de produtos específicos relacionados à gastronomia, incluindo itens gourmets e da culinária internacional. A cerimônia desta quarta-feira ainda contou com homenagens (in memoriam) aos empresários João Braghiroli e Marco Antônio Loducca.
"Uma cidade não avança sem um bom Desenvolvimento Econômico, e o Mercado Municipal sintetiza isso, toda evolução que Suzano apresentou neste setor nos últimos anos. Será um importante ponto turístico e um local de encontro para milhares de pessoas", disse o secretário André Loducca, que aproveitou o momento para se despedir, uma vez que encerrará no fim deste ano sua atuação no governo municipal suzanense. "Muito me orgulha ter contribuído e ter integrado esse processo de fazer a cidade caminhar a passos largos rumo a um futuro cada vez melhor. Sou muito grato ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e a toda a minha equipe", complementou.
O vice-prefeito Walmir Pinto engrossou o coro de despedida, parabenizando todos os envolvidos na concretização deste projeto. "Foi um trabalho brilhante que tem a marca do André Loducca e de sua equipe. Suzano ter um Mercado Municipal é fantástico, um grande presente para a população. Sucesso a todos os empreendedores que farão desse espaço um importante polo comercial e turístico da nossa cidade", comentou.
Conforme foi expresso no chamamento público realizado no último mês de outubro, destinado ao credenciamento das empresas interessadas, ficou determinado que seriam selecionadas as propostas que atendessem melhor aos critérios exigidos, que incluíam o plano de negócio, o projeto arquitetônico e a capacidade técnica. A partir dos envelopes recebidos, foi definida a seguinte disposição do centro de compras: box 1 - açaí, sorvetes e doces; box 5 - café e paẽs artesanais; box 8 - pastel e salgados; box 9 - lanches shawarma (sanduíche árabe com carne, alface e tomate); box 10 - milk shake, donuts e salgados; boxes 11 e 12 - temperos, ervas e adega; box 13 - empório (oferta de produtos gourmets, secos e molhados); box 14 - institucional; boxes 16 e 18 - hortifruti; e box 20 - empório e massas.
A reunião destas atrações em um único espaço, coberto e com 771,85 metros quadrados (m²), indica a representatividade do Mercado Municipal para a cidade, que foi implantado em um local estratégico de Suzano, ao lado do Largo da Feira, próximo à Delegacia Central de Polícia, ao centro e a bairros como Jardim Nena, Parque Santa Rosa e Jardim Anzai, entre outros, podendo ser facilmente acessado por vias como as ruas Benjamin Constant, General Francisco Glicério, Sete de Setembro, Regina Cabalau Mendonça e Nove de Julho, assim como pela avenida Armando Salles de Oliveira.
O novo polo comercial deve atrair visitantes de toda a região, para que moradores de Suzano e dos municípios vizinhos possam conhecer o que é produzido e vendido na cidade. Nos boxes, além dos produtos já definidos, ainda deverão ser oferecidas opções de grãos, especiarias, cervejas, comida oriental e mercearia. A proposta é dar oportunidade aos comerciantes de diferentes ramos de atuação, que oferecerão aos consumidores atrações da culinária local, nacional e até de fora do país
A partir de 15 de janeiro, o Mercado Municipal funcionará diariamente, exceto às segundas-feiras: terça, das 9 às 18 horas; quarta, das 9 às 21 horas (período de funcionamento estendido em razão da Feira Noturna ao lado neste dia); quinta e sexta, das 9 às 18 horas; sábado, das 9 às 16 horas; e domingo, das 9 às 13 horas.
Para o vereador e prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi, a entrega pode ser considerada a realização de um sonho de muita gente. "Sempre se falava que Suzano não tinha Mercado Municipal e agora isso mudou. O prefeito Rodrigo Ashiuchi queria muito que se tornasse uma realidade. Tem muito da mão dele aqui, assim como do André Loducca. E para nós é uma grande satisfação porque esta é mais uma de tantas obras que fazem e farão a diferença na vida das pessoas", disse ele, que estava ao lado de sua esposa, a futura primeira-dama Déborah Raffoul.
Já o presidente do Legislativo suzanense, o vereador Joaquim Antônio da Rosa Neto, reforçou que será fundamental a participação de todos para que o Mercado Municipal siga se desenvolvendo e ampliando sua oferta diversificada de produtos. "Não estarei mais no cargo no ano que vem, mas tenho certeza de que poderão contar com a Câmara para ajudar a manter o Mercado Municipal sempre em frente, fazendo jus ao trabalho bem feito que resultou na sua concretização", comentou o parlamentar.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, Suzano não podia continuar sem um Mercado Municipal, sendo este mais um projeto que sai do papel com muito esforço e dedicação dos que se envolveram no processo. "É muito comum as cidades do interior terem o Mercado Municipal como ponto de referência, e espero que em Suzano não seja diferente. Que possa trazer orgulho e muito desenvolvimento. Por isso, agradeço a todos os comerciantes que apostam e acreditam no nosso município. Dia 15 de janeiro teremos uma grande festa, para desfrutarmos de tudo que será oferecido aqui", destacou.
O chefe do Executivo aproveitou o momento para homenagear o secretário André Loducca. "Nos últimos anos, ele lutou pela vida e lutou pela cidade, ao lado de sua esposa Lilian, dois grandes amigos. Loducca fez um trabalho formidável e teve papel fundamental no crescimento de Suzano, e os números mostram isso. Em quase oito anos, foram gerados mais de 18 mil empregos e abertas cerca de 12 mil empresas. Nós só temos a agradecer por sua atuação", finalizou.
O processo administrativo e o projeto arquitetônico para instalação do centro de compras foram elaborados e concluídos no primeiro semestre de 2023. As obras foram iniciadas em dezembro do mesmo ano e ficaram sob responsabilidade da empresa JB Serviços Gerais Ltda., a partir de um investimento de R$ 457.818,52 da prefeitura, com recursos próprios.
João Braghiroli
Duas personalidades do ramo empresarial do Alto Tietê foram homenageadas na noite desta quarta-feira. Uma delas é João Braghiroli. Nascido em 1º de dezembro de 1922, em São Paulo, da união de Jácomo Braghiroli e Magnólia Carrara Braghiroli, marcou a história da cidade de Suzano, ao lado dos irmãos Walter e Ciro, com sua vocação para os negócios e a constante busca por inovação. Em 1944, fundou a primeira gráfica da cidade em impressos comerciais e trabalhos de litografia, a "Jowaci".
Posteriormente, também foi um dos responsáveis pela criação pioneira de um jornal na cidade, o "Folha de Suzano", em 1950. Como um empreendedor visionário, também investiu nos setores de eletrodomésticos e até mesmo no mercado de distribuição de combustíveis, com o "Posto Mesmo".
Na década de 1960, João Braghiroli retorna ao ramo gráfico, integrando a sociedade da empresa Sorcibra Ltda., dedicada a impressos comerciais que, posteriormente, iniciou suas atividades na área de embalagens de papel cartão. Neste período, decidiu fundar um outro negócio ao lado dos irmãos, a "Emibra", cujo nome era uma abreviação de Embalagens Irmãos Braghiroli. João faleceu em janeiro de 1999, mas a sua história continua viva até hoje, marcada pelo legado de um homem visionário e empreendedor.
Marco Antônio Loducca
O outro homenageado foi Marco Antônio Loducca, que nasceu em 16 de dezembro de 1963, em São Paulo, filho de Antônio Loducca e Vilma Gruppi Loducca. Sua trajetória de vida foi marcada pelo trabalho árduo e pela dedicação à família, sempre com um forte espírito comercial e empreendedor. Começou sua caminhada profissional ainda jovem ao lado do pai, atuando na Minimaq, empresa fundada em 1978 e especializada em móveis para escritório.
O início, ainda na cidade de Mogi das Cruzes, foi fundamental para o seu envolvimento com o comércio e o desenvolvimento de sua visão empresarial, ao lado do irmão André Loducca. Com o passar dos anos, fundou a Itália Office, uma empresa sólida no mercado mobiliário, e motivo pelo qual esteve sempre envolvido com o ramo empresarial.
Marco Antônio Loducca faleceu em 5 de janeiro de 2024, deixando um legado de trabalho, amor à família e paixão por suas atividades. Sua memória permanece viva naqueles que compartilharam sua trajetória e admiradores da sua atuação como empresário na região do Alto Tietê.
Presenças
Entre os demais presentes que prestigiaram o evento desta quarta-feira estavam o vice-prefeito eleito, Said Raful; os secretários municipais Paulo Pavione (Comunicação Pública), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), José Luiz Spitti (Cultura), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete), Alex Santos (Governo), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), José Serafim da Silva Junior (Assuntos Jurídicos) e Leandro Bassini (Educação); Claudinei Galo, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana; Mauro Vaz, coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae); os vereadores Artur Takayama; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e os vereadores eleitos André Chiang; Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; e Benedito dos Santos Moraes, o Inhame.
Por parte dos homenageados estiveram na solenidade, pela família de João Braghiroli: os filhos Wanderley, Waldir e Wagner e o neto Danilo. E entre os familiares de Marco Antônio Loducca: a mãe Vilma, a irmã Fabiana, a cunhada Lilian Gumieiro e o sobrinho Tiago.