A Casa de Clara de Mogi das Cruzes, que atende pessoas idosas pelo Sefras – Ação Social Franciscana, promove a campanha “Uma ceia para quem tem fome de justiça”. A iniciativa do Sefras está arrecadando doações que serão direcionadas para ceias solidárias nas casas e para dar continuidade aos projetos sociais da instituição.
O intuito da ação, segundo a coordenadora da Casa de Clara de Mogi, Yamim Alves, é oferecer alimento, promover a cidadania e dignidade aos assistidos das casas. As doações podem ser feitas diretamente na casa, localizada na rua Cristo Operário, 111 – Vila Brasileira, ou pelos contatos disponíveis no site do Sefras. A unidade de Mogi precisa no momento de 10kg Arroz, 10kg de seleta de legumes, azeitona, maionese, sal grosso, 8 fardos de refrigerante, 2 fardos de garrafa de água e 150 panetones.
A coordenadora destaca outros itens importantes para doação: “Nós usamos bastante material pedagógico, então precisamos de papel, caneta, EVA, materiais de artesanato em geral. Para os lanches em todas as atividades, bolachas, sucos, frutas são muito importantes para conseguirmos ofertar um lanche saudável, além de materiais esportivos. Temos bastante atividades então é uma demanda contínua”.
Programação especial
Para marcar o encerramento do ano, pela segunda vez, a Casa de Clara de Mogi vai realizar eventos especiais para os atendidos pela entidade. Segundo Yamin, a ação foi dividida em três etapas, a primeira aconteceu na última terça-feira (10), com um churrasco, e a segunda etapa foi na sexta-feira (13), quando as pessoas idosas puderam participar de um baile de gala e de uma ceia de Natal. A última etapa será na próxima sexta-feira (19), com apresentações artísticas dos idosos, incluindo peças de teatro, musicais, danças, grupo de canto e escaleta.
“O evento é o encerramento de um ciclo. Nós temos muitos idosos que moram sozinhos e conseguir confraternizar e celebrar o Natal com outras pessoas é uma possibilidade de inclusão social, de se sentir pertencente à comunidade, de estreitar vínculos. Sempre recebemos muita gratidão dos idosos pelos eventos, do carinho que é recebido, de ter um momento de se cuidar, de olhar para si. Esse evento em especial é um dia em que eles são cuidados”, destacou a coordenadora.
*Texto supervisionado pelo editor.