Os projetos musicais da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, coordenados pelo Departamento Pedagógico (DEPED), atenderam 16.518 alunos em 2024, em 48 escolas municipais e estaduais, além do núcleo de referência no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). As iniciativas "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", gerida pela Sinfônica Mogi, e "Pra Ver a Banda Passar", administrada pela Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) com apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes, promoveram eventos, apresentações e aulas de musicalização, ensino de instrumentos musicais e coreografias.

"Esses projetos refletem o nosso compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, oferecendo experiências que transformam a vida das nossas crianças e jovens. A música é um instrumento poderoso de aprendizado e inclusão. Foi gratificante ver o talento e o esforço dos nossos alunos em lindas apresentações ao longo deste ano”, ressaltou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Entre os 16.518 alunos beneficiados, 13.728 participaram de aulas de musicalização e 2.486 tiveram aulas de instrumentos como flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Outros 304 estudantes integraram os grupos coreográficos.

Os dois projetos, juntos, realizaram cerca de 120 apresentações neste ano, como o Festival Musicalizando, o Prêmio Jovem Talento e o espetáculo Color Guard, do projeto Pra Ver A Banda Passar, realizados pela AFABAMC, e a série de concertos “Pequenos no Auditório”, do projeto Pequenos Músicos, executado pela Sinfônica Mogi. Também houve a participação no Campeonato Brasileiro – Modalidade Concerto, em Amparo-SP, com títulos das bandas do CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) e da EM Prof. Mario Portes (Jundiapeba).

Para o maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos, o ano foi de grandes avanços. "A música ensina disciplina, trabalho em equipe e desperta habilidades únicas em cada aluno. Este ano, os projetos conquistaram ótimos resultados. Isso só foi possível graças ao esforço conjunto de alunos, professores e equipes gestoras", afirmou.

A formação dos educadores dos projetos foi mais um ponto de valorização, com 16 encontros realizados ao longo do ano, abrangendo temas como ensino coletivo, regência, inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e letramento emocional. Outras ações importantes de 2024 foram a realização do XI Seminário Internacional de Luthieria, que recebeu profissionais de países como Chile, Argentina, Colômbia, Guatemala, Brasil e Peru, e o intercâmbio com o maestro colombiano César Cano Arteaga. Essas duas iniciativas foram organizadas pela Sinfônica Mogi e fortaleceram a troca de experiências e o aprendizado técnico e cultural.