A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e o vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD), foram diplomados nesta quinta-feira (19), no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), juntamente com os 23 vereadores eleitos em outubro. A cerimônia dos eleitos é um ato previsto na legislação em que a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse do cargo. O juiz Gustavo Alexandre da Câmara Leal Belluzzo, da 74ª Zona Eleitoral, Marco Bertaiolli, ex-prefeito de Mogi e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), e outras autoridades estiveram presentes no evento.
Beluzzo destacou que a cidade elegeu pela primeira vez uma mulher para o cargo de prefeita. “Este é um dia especial que ficará gravado tanto na memória como na história da cidade de Mogi. A eleição de uma primeira mulher para o nosso município representa acima de tudo, um avanço em nossa busca por uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais plural. Não é apenas uma vitória política, é uma vitória da democracia”, comentou. “A todos os eleitos parabenizo-os pela conquista e pela coragem de se colocarem à disposição, trabalhando pela população para exercer essa nobre missão de administrar, legislar e fiscalizar a cidade de Mogi das Cruzes”, finalizou o juiz.
“Em cada voto depositado, em cada sufrágio apurado, nós pudemos entender que o cidadão brasileiro quando foi às urnas e escolheu o nome de cada um dos senhores e senhoras para serem representantes desta comunidade, além do número representando cada um dos candidatos, depositou também um pouquinho de esperança e vontade de que sua vida e de sua família melhore”, disse Bertaiolli.
Foram diplomados os vereadores eleitos: Malu Fernandes (PL), Felipe Lintz (PL); Mauro de Assis Margarido, o Maurinho do Despachante (PRD); Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos (PSD), Inês Paz (PSOL); Clodoaldo de Moraes (PL); Francimário Vieira, o Farofa (PL); Fernanda Moreno (MDB); Vitor Emori (PL); Edson Santos (PSD); Marcos Furlan (Podemos); Eduardo Ota (Podemos); Mauro Mitsuro Yokoyama, Mauro do Salão (PL); Osvaldo Silva (Republicanos); Johnross Jones Lima (PRD); Iduigues Martins (PT); Juliano Botelho (PSB); Pedro Komura (União Brasil); Otto Rezende (PSD); Mauro Araújo (MDB); Priscila Yamagami (PP); Johnny Fernandes da Silveira, Johnny da Inclusão (Avante); e Rodrigo Romão (PC do B).
Prefeita
Segundo a prefeita eleita, todo o trabalho de transição foi feito com seriedade. “Tudo o que foi falado na audiência pública de todas as secretarias foi feito dos relatórios até 30 de novembro. Como nós vamos enfrentar essa situação? Chegando na prefeitura e vendo verdadeiramente qual a prefeitura que vamos receber, mas eu garanto que toda a nossa equipe, todos os secretários já anunciados estão com vontade de reconstruir, de colocar as coisas no lugar e mostrar um trabalho sério e competente pensando na população. Até o final do ano, começo de 2026, vamos colocar a casa em ordem”, afirmou.
Mara destacou ainda que os últimos nomes das secretarias devem ser anunciados na próxima semana. “Para a Secretaria da Mulher eu já tenho nome. Desde que pensei em criar a Secretaria da Mulher eu já pensava nessa mulher. Conversamos, ela estava organizando a vida dela, mas será a última Secretaria que vou anunciar”, ressaltou. “E eu reafirmo, é uma equipe muito técnica, muito preparada, e principalmente, uma equipe onde todos estão com todos. Nós vamos fazer uma das melhores gestões da Prefeitura de Mogi das Cruzes”, completou.
“Muito emocionada, um senso de responsabilidade imenso. Mas, o mesmo senso de responsabilidade é a vontade que estamos de reconstruir a nossa cidade, foi a vontade do povo que prevaleceu. A essas pessoas que acreditam no meu trabalho, eu vou trabalhar 24 horas para mostrar que nós mulheres fazemos as coisas com excelência, com resultado, com humildade e com muita eficiência. Chegou a hora de mostrar para Mogi a força de todas as mulheres”, finalizou Mara.
Vereadores
O presidente da Casa de Leis, Farofa, reeleito para mais um mandato, afirmou que no dia 1º de janeiro de 2025 deve ser realizada uma reunião com os vereadores, a prefeita eleita e o vice. "A gente vai ver o rumo que vai ser tomado para a cidade. Mas, o principal é a gente construir junto e trabalhar para buscar recurso para o município de Mogi das Cruzes”, comentou.
“Meu trabalho é muito forte na área de saúde, então vamos ajudar a todo momento com projetos de lei que vão melhorar a vida dos mogianos, e de fato, atender o mogiano. Este é o meu compromisso para o próximo matado de 4 anos”, finalizou Farofa.
Para a atual vice-prefeita e vereadora eleita, Priscila Yamagami, a expectativa é grande para a posse em janeiro: “Muita motivação, muita animação, afinal de contas foi uma eleição bastante difícil de conquistar, e agradeço os votos de quem confiou em mim. A gente quer ter um mandato muito participativo, que as pessoas entendam que realmente a Câmara de Vereadores é a casa do povo. Meu gabinete já estará aberto a partir do dia 1º para receber e ouvir as pessoas como eu sempre fiz dentro do executivo”.
Priscila salientou que seu plano de mandato prevê a criação da Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Mães Atípicas. “Dentro os vários projetos para as mulheres, a gente está falando de empreendedorismo, educação empreendedora, para educação, saúde, segurança pública, então a gente está com plano de mandato, que é só entrar em contato pelo meu perfil, pedir o plano e acompanhar de perto”, concluiu.
*Texto supervisionado pelo editor.