O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), divulgou nesta quinta-feira mais três nomes de sua gestão que começa em janeiro de 2025. Claudinei Galo seguirá como responsável pelo Transporte e Mobilidade Urbana e José Luiz Spitti na Cultura. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa) da Prefeitura e atual assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, César Braga, assumirá a pasta.
 
Formado em Administração e Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (UBC), Claudinei Galo é natural de São Paulo (SP) e de uma tradicional família do município, trabalha no serviço público desde 1983, tendo ocupado cargos administrativos nas esferas municipal e estadual. O início de sua carreira se deu na Secretaria de Estado da Segurança Pública, vindo a trabalhar como escrivão em delegacias da Polícia Civil nas cidades de Ribeirão Pires, Santo André e Suzano. Foi convidado a integrar o Executivo local em 2013, como diretor da Secretaria de Educação. Graças à sua experiência, foi secretário municipal de Governo (2015), Educação (2016) e de Assistência e Desenvolvimento Social (2017), antes de ser chamado em 2018 pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi para assumir a liderança das equipes de Transporte e Mobilidade Urbana.
 
Sob sua supervisão, o setor conseguiu vários avanços que o credenciaram a seguir no setor. Por exemplo, no período, o Transporte realizou 699 ações para revitalização e implantação de rampas de acessibilidade em toda a cidade, sendo 424 novos acessos e outros 275 aprimorados. Este é considerado um serviço fundamental para democratizar o pleno deslocamento de pessoas com deficiência (PCDs). Outro ponto de destaque foi a implementação de 13 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, provocando assim um impacto positivo nos deslocamentos para o centro expandido, para a região norte e para o limite com Mogi das Cruzes.
 
Galo destacou ainda que o Plano Cicloviário, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, prevê a instalação total de 150 quilômetros de vias, sendo este um trabalho que seguirá na gestão Pedro Ishi. “O número de veículos nas ruas de Suzano triplicou ao longo dos últimos 20 anos. Por isso, temos um importante trabalho na busca por mais fluidez ao trânsito local. Este trabalho passa não só pelo trabalho de sinalização e pela engenharia urbana, mas também pelo fomento ao uso das ciclovias e ciclofaixas que, sem dúvida, podem desafogar as ruas. Com a confiança do nosso novo prefeito, seguiremos fazendo isso e muito mais”, apontou.
 
Pedro Ishi exaltou o trabalho de Galo na pasta, reforçando que o profissional tem sua total confiança para seguir no cargo. “Quando falamos de qualidade de vida e segurança da população, o trânsito e a mobilidade urbana são tópicos fundamentais que requerem conhecimento, agilidade e praticidade, aspectos que o Galo dominou muito bem ao longo da gestão Rodrigo Ashiuchi. Estamos falando de um profissional que está no poder público desde 1983, com mais de dez anos de atuação apenas na administração municipal de Suzano, portanto, ele conhece bem os caminhos para uma boa gestão. É com muito prazer que seguiremos contando com ele para a cidade se manter avançando”, disse.
 
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que a dedicação e o empenho do gestor são características marcantes que também o credenciaram à pasta. “Entre diferentes cargos, eu trabalhei com o Galo ao longo dos meus dois mandatos e, nesse período, confirmo a todos que além de entregar resultados, ele tem a determinação e a presteza necessárias para seguirmos evoluindo neste setor que é fundamental para o bem-estar dos suzanenses”, finalizou.
 
Controladoria 

Formado em Direito, com especialização em Resolução de Conflitos Extrajudiciais, Braga advoga há 25 anos, sendo considerado um profissional de alta versatilidade e expertise nas áreas Cível e Trabalhista. Também é árbitro e mediador credenciado pela Câmara Brasileira de Arbitragem da Associação Comercial e Empresarial (CBMAE) com experiências em Gestão de Ouvidoria, Comunicação Não Violenta (CNV), Integridade Pública e Atividade Correcional.
 
Sua trajetória no poder público começou em 2017 quando, a convite do recém-eleito prefeito Rodrigo Ashiuchi à época, passou a atuar como diretor de Departamento na Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, vindo também a assumir funções na pasta de Assistência e Desenvolvimento Social antes de comandar a Ouvidoria Municipal, onde implementou canais de comunicação para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, e tornar-se assessor estratégico da Controladoria Geral do Município.
 
Ashiuchi explica que, entre amplas contribuições, Braga também comandou a gestão de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e sindicâncias da prefeitura. “Estamos falando de instrumentos administrativos que investigam a conduta de servidores públicos e apuram a responsabilidade de infrações, ou seja, um processo de lisura e transparência que provou-se um verdadeiro sucesso ao promover melhorias operacionais nos departamentos, no fluxo dos processos e na relação da Controladoria Geral do Município com outras secretarias. A condução desse trabalho é uma amostra de sua dedicação no avanço dos procedimentos internos”, apontou.
 
Ao longo de oito anos de trabalho na administração pública, Braga adquiriu um profundo aprendizado e cultivou uma visão de excelência no serviço público, como ele mesmo explica. "Fazer parte da administração pública ao lado do prefeito Rodrigo Ashiuchi ao longo desses oito anos foi um enorme aprendizado e uma satisfação que me estimularam a aceitar esse convite e seguir junto à próxima gestão. Não vou apenas assumir um cargo de secretário, vou honrar minha indicação para que a prefeitura e a cidade sigam evoluindo", reforçou.
 
Pedro Ishi relata que a experiência do advogado contribuiu para além de seu setor, sendo este um aspecto fundamental da sua escolha para a Controladoria. “O César Braga representa um exemplo de dedicação, competência e compromisso com a excelência e com a moralidade administrativa, características que o tornam um nome apto a continuar servindo Suzano com a determinação e o zelo que queremos na nossa equipe”, destacou o futuro prefeito.

Cultura 

Com 15 anos de experiência, ao somar suas duas passagens pelo poder público, Spitti é natural de Suzano e formado em Gestão Pública na Universidade Anhanguera, sendo ainda especializado em Gestão Cultural. Aos 64 anos, o titular esteve pela primeira vez na administração municipal em 2005, quando foi assessor de Assuntos Culturais no setor que hoje dirige, ascendendo à posição de diretor administrativo e mantendo-se no cargo até 2012. Em 2017, primeiro ano da gestão Ashiuchi, Spitti foi nomeado diretor de Departamento, posição que ocupou até abril de 2024, quando recebeu o convite para assumir a liderança da secretaria.
 
Durante sua segunda passagem na Cultura, ele colaborou com ações essenciais para o fomento da produção artística do município, incluindo a implementação da Lei Paulo Gustavo (lei complementar federal nº 195/2022) e da Lei Aldir Blanc (lei federal nº14.017/2020), ao acompanhar o processo de documentação e destinação de recursos, além de projetar ações de grande e médio portes, como as celebrações dos aniversários de 74 e 75 anos de Suzano, a Mostra de Referências Teatrais, o Programa Agita Palmares, o Suzanime e o projeto “Arte Pública”.
 
O secretário explica que, ao lado de Pedro Ishi, o setor continuará com o trabalho de valorização aos artistas locais. “Durante a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, buscamos colaborar com os nomes da cidade que buscam crescer e divulgar seu trabalho a mais públicos, seja por meio da distribuição de recursos com a Lei Paulo Gustavo, ou com outras possibilidades de exibição nos nossos equipamentos, como os vários centros culturais espalhados pelo município. Agradeço a oportunidade de seguir na gestão do setor, vamos trabalhar ainda mais por estes objetivos”, comentou.
 
Pedro Ishi apontou que a capacidade de Spitti foi comprovada em múltiplas oportunidades por meio de muito trabalho e competência. “A experiência foi fundamental para a escolha, mas saber que teremos um nome que se dedica pela evolução do setor e que tem uma reconhecida qualidade na gestão de pessoas e recursos motivou a continuidade de um nome que será muito importante para que sigamos evoluindo no setor cultural”, disse.
 
Responsável pela confirmação de Spitti como secretário em abril deste ano, o atual chefe do Executivo ressaltou que a classe artística pode confiar no trabalho dos gestores de 2025 em diante. “A Cultura suzanense está em ótimas mãos, pois além de capacidade e profissionalismo, há o desejo de oferecer mais condições para o desenvolvimento do setor. Com o Pedro Ishi e o José Luiz Spitti, a cidade seguirá avançando e a produção artística também não vai parar”, pontuou Ashiuchi.