Mogi das Cruzes segue na liderança da geração de empregos no Alto Tietê em 2024, com um saldo acumulado de 5.662 novas vagas no ano. Os dados foram divulgados pelo Caged, o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados, na última sexta-feira (29).
Dos 14.724 novos postos de emprego gerados na região de janeiro a outubro de 2024, Mogi das Cruzes foi responsável por 38,45%. Em outubro, a cidade registrou 254 novas vagas, sendo que o destaque foi para o setor de Serviços, que contratou 231 trabalhadores no mês.
Nos últimos quatro anos, Mogi das Cruzes gerou 22.074 novos empregos, alcançando um estoque recorde de 121.043 pessoas empregadas com carteira assinada na cidade.
Ações
A Prefeitura de Mogi das Cruzes desenvolve uma série de ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.
Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas no Pipa Hub, terminal Estudantes, no Crescer de Braz Cubas e no CIC de Jundiapeba.
As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Pipa Hub e no CIC Jundiapeba. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.
“Apoiar empresas para que ampliem seus negócios em Mogi das Cruzes, gerando mais empregos e arrecadação, é uma dos caminhos para o desenvolvimento do município. Além disso, também investimos nossos esforços na capacitação da mão de obra dos mogianos, por meio do Crescer e de parcerias com instituições de ensino. Somado a isso, não tivemos aumento real do IPTU nos últimos três anos e a tarifa do transporte coletivo também não teve reajuste, tornando a cidade atrativa para as empresa”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
Saldo acumulado no Alto Tietê de janeiro a outubro de 2024:
Arujá: 988
Biritiba Mirim: -18
Ferraz de Vasconcelos: 1.366
Guararema: 422
Itaquaquecetuba: 3.165
Mogi das Cruzes: 5.662
Poá: 1.180
Salesópolis: 101
Santa Isabel: 354
Suzano: 1.504
(fonte: Caged)