O projeto itinerante Combuca da Judite, de Mogi das Cruzes, através do Cine Combuca, irá exibir nesta quinta-feira (19), às 19h30, o filme “Memórias e Águas Mogianas – Ponte Grande”. O filme foi idealizado e desenvolvido pela guia de turismo, Débora Mello, e traz em 45 minutos uma série de entrevistas com pessoas idosas que há mais de 50 anos moram no bairro Ponte Grande, contando como suas memórias sobre a vida na região. A exibição gratuita será gratuita, na Rua Alzevides Gonçalves Pereira, s/n, Vila Áurea Maria, em Mogi. 

A guia de turismo destaca que o projeto tem como objetivo preservar as memórias dos moradores antigos do bairro em que mora desde que nasceu, além de entender como se deu o processo de urbanização e como os moradores se relacionavam com o meio ambiente. 

“Desde criança gosto de estudar as histórias das pessoas e dos lugares, mas o maior desafio é sempre olharmos as belezas e riquezas dos nossos próprios quintais. Como nasci e sempre morei na beira do Rio Tietê, minha inspiração e meu desafio foi começar por aqui, olhando pra minha própria história e dos meus vizinhos”, afirmou Débora.

Para complementar o projeto, neste sábado (21), uma trilha pelo bairro será feita em parceria com o projeto “Mogi, Cidade que Preserva”, das 9 às 12h. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo link https://forms.gle/FvHsBfzYxGGKxxRQ8 e aguardar a confirmação, que será feita entre quinta e sexta-feira (dias 19 e 20).

Novas edições 

Estão previstas mais duas edições do projeto para os meses de abril e setembro de 2025. Segundo Débora, o projeto de abril, intitulado “Memórias e Águas Mogianas- famílias negras da Serra do Itapeti”, focará na região da Volta Fria. Já o de setembro, será feito junto com as comemorações de 75 anos da Escola Municipal Monteiro Lobato e os 100 da construção da Ponte Grande, próximo ao Clube Náutico que deu origem ao nome do bairro.


*Texto supervisionado pelo editor