A prefeita eleita Mara Bertaiolli convocou uma reunião logo pela manhã desta sexta-feira (20) com os responsáveis pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Esporte e Defesa Civil de sua gestão. O objetivo foi o de definir o Plano de Trabalho para a Operação Verão, que terá início no dia 1º de janeiro de 2025, quando assume o cargo de prefeita de Mogi das Cruzes.
“Estaremos com todas as secretarias envolvidas num grande mutirão de trabalho e já entramos num estado geral de alerta para a Operação Verão para que possamos, caso necessário, acionar as equipes e minimizar qualquer dano ou prejuízo à população”, salientou Mara Bertaiolli, acrescentando que esse é o tom de trabalho e ação que as mogianas e mogianos podem esperar da nova gestão que se inicia em janeiro de 2025 e comandará a Prefeitura Municipal pelos próximos 4 anos. “Nós estaremos sempre à frente dos problemas, procurando nos antecipar com soluções e ações integradas”.
Em paralelo a esse trabalho, o vice-prefeito Téo Cusatis, coordenador da Comissão de Transição, solicitou que todos os envolvidos façam um mapeamento de eventuais ações definidas pela gestão atual, inclusive vistoriando os pontos considerados críticos. Segundo ele, o objetivo é fazer um levantamento completo que aponte quais são as providências já tomadas e/ou planejadas para o período de chuvas, que se iniciam em 1º de dezembro e se estendem até o final de março.
“Nós queremos saber se houve desassoreamento de córregos e rios, se o piscinão está em condições de uso, se a bomba está funcionando, assim como as sirenes de alerta das áreas de risco de alagamentos e, principalmente, qual o estoque que teremos caso precisemos alojar alguma família mogiana”, reforçou o vice-prefeito.
Plano
O Plano Preventivo de Defesa Civil apresentado pela atual administração à Comissão de Transição da gestão eleita aponta 28 áreas de risco de deslizamentos, 36 com alerta para enchentes e inundações e 20 pontos suscetíveis de alagamentos. “Precisamos de informações precisas e, principalmente, atualizadas, sobre as áreas de risco da cidade, o número de moradores destes locais, os serviços de limpeza de córregos e rios, os estoques de alimentos e demais insumos da Assistência Social e da Educação, a frota destinada ao atendimento destas possíveis ocorrências, situação de funcionamento de sirenes, da bomba do piscinão do Parque Santana e das câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas”, enfatiza Téo Cusatis.
Na avaliação do coronel Eli Nepomuceno, ex-secretário de Segurança de Mogi e integrante da comissão de transição da gestão eleita, é importante que todas as secretarias e órgãos estejam informados e alinhados sobre as ações a serem adotadas em casos de necessidade para garantir atendimento adequado e ágil em possíveis ocorrências. “Temos trabalho o ano inteiro em conjunto com a Defesa Civil, mas as atenções precisam se redobradas neste período, com a integração de toda a estrutura, provisionamento de materiais, alimentos e demais insumos, equipamentos e agentes de plantão”, detalha o coronel.
A informações atualizadas serão solicitadas pela Comissão de Transição da Gestão 2025-2028 à atual administração, ainda nesta sexta-feira (20/12) e o grupo de trabalho voltará a se reunir na próxima semana para definição das próximas ações.