A Equipe de Transição da Prefeitura de Mogi das Cruzes, gestão 2025-2028, realizou nesta terça-feira (17), uma audiência pública para divulgar o Balanço Preliminar da Transição de Governo. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e foi aberta para toda a população. Estavam presentes a prefeita eleita Mara Bertaiolli (PL), o vice-prefeito Téo Cusatis (PSD), e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).
“Durante esse processo de transição, o que posso adiantar é que vimos os nossos prédios públicos, nossos equipamentos em um grande estado de deterioração, de falta de cuidado e falta de zelo. Além disso, a situação financeira da Prefeitura Municipal é muito preocupante. Nós temos um saldo negativo de R$ 207 milhões e temos contas a pagar de R$ 470 milhões, essa é a prefeitura que estamos recebendo”, disse a prefeita eleita.
Os integrantes da equipe de transição apresentaram o relatório e situação atual de cada secretaria, autarquia e coordenadoria municipal, com o objetivo, segundo os futuros gestores, de garantir a transparência e a tomada de decisões nos primeiros 100 dias de governo da nova gestão. Foram apresentados dados das pastas de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte, Finanças, Gestão, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Infraestrutura Urbana, Saúde, Segurança, Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (IPREM), além de convênios e contratos.
Segundo o coordenador jurídico da equipe de transição da nova gestão, Filipe Hermanson, foram realizadas 32 duas reuniões temáticas e visita a 94 equipamentos públicos. Além disso, o Hermanson declarou que houve atraso na entrega dos documentos por parte da gestão atual, e a falta de respostas de nove dos 48 ofícios enviados. “Realizamos reuniões, visitas técnicas aos espaços públicos e análises dos documentos e contratos obtidos junto à atual gestão. Foi um trabalho intenso, mas necessário para que a prefeita e vice-prefeito eleitos possam tomar decisões eficientes e assertivas já no início da gestão em Mogi”, ressaltou.
“A prefeita e vice-prefeito eleitos acompanharam muito de perto todo o processo e já providenciaram as medidas necessárias para que Mogi possa superar desafios e retomar seu crescimento e desenvolvimento”, finalizou Hermanson.