Alunos da EM João Antônio Batalha, na Chácara Santo Ângelo, participaram, na última quinta-feira (14/11), da última atividade do projeto Educação Ambiental em Saneamento Básico, desenvolvido pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Secretaria de Educação, por meio da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes. A iniciativa, realizada dos meses de abril a novembro, contou com atividades na Escola Ambiental em Jundiapeba e uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro.
O encerramento será no dia 21, com a entrega dos certificados na Escola de Governo e Gestão.
O objetivo do projeto é sensibilizar e educar os alunos sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, Rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reuso de água, drenagem e resíduos sólidos. Foram atendidas as turmas dos 4º e 5º anos da escola, que participam das oficinas de Educação Ambiental do Programa Escola de Tempo Integral.
A atividade de quinta-feira (14/11) foi um jogo de trilha gigante, que reproduziu o jogo educativo Amigos da Água, do Semae. Os alunos foram divididos em três equipes e a cada pergunta certa avançavam no jogo.
Maria Eduarda Feitosa da Silva, 10 anos, representou a equipe amarela, que conquistou o primeiro lugar na brincadeira. “Participar foi muito maneiro e ganhar pela equipe então, nem se fala. A gente aprende sobre a água com as perguntas”, disse. Todos ganharam medalhas. Durante o evento, as crianças receberam camisetas e bonés com o logotipo do projeto.
Durante o projeto, os temas foram desenvolvidos de forma lúdica para envolver os alunos. “Em cada aula, a gente explorava um tema com uma breve explicação e uma dinâmica para fixar o conteúdo. Na aula sobre a poluição do Rio Tietê, usamos o barco da Escola Ambiental, simulamos um rio com resíduos ao redor e as crianças faziam a limpeza. A ideia era mostrar que a responsabilidade pela limpeza é de todos”, contou Juliana Machado, que integra a Comissão de Educação Ambiental do Semae, junto à Jenifer Clarice Silva, Matheus Mozart,Raphael Carlos dos Santos e Penha de Cássia Nogueira de Matos.
O formato do projeto foi destacado pela equipe da unidade escolar. “A forma como o projeto foi feito, sempre cheio de brincadeiras, jogos e muita animação, também trouxe mais envolvimento das crianças. O impacto do projeto nas crianças foi muito positivo”, disse Silvia Espinoza, coordenadora das oficinas intelectuais da unidade escolar.
Anthony Henrique de Ávila, 10 anos, gostou do projeto. “Aprendi bastante coisa, principalmente sobre as regras do banho, que achei bem legal. Acho que a turma toda aproveitou bastante o projeto”, contou Anthony.
Silvia falou também sobre a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. “A equipe do Semae, quando a gente foi visitar a estação de tratamento, foi muito legal. As crianças ficaram impressionadas com o processo dos filtros de água. Acho que foi importante aprender vendo, na prática, não só pelas imagens dos livros”, disse.
Para a técnica pedagógica da Escola Ambiental, Angélica Lucas Bezerra, o projeto é importante para a formação cidadã dos alunos. “O projeto visa a sensibilizar e educar os alunos, sobre a importância do uso responsável dos recursos hídricos, o tratamento de esgoto e a preservação do meio ambiente. Os impactos ambientais decorrentes de práticas contaminantes no saneamento, como o descarte irregular de resíduos e o desperdício de água, são temas relevantes no processo da formação cidadã relacionada ao Meio Ambiente”, disse.