Mogi das Cruzes recebeu nesta quarta-feira (27) a cerimônia de renovação da frota do Samu – Serviço Móvel de Urgência e que reuniu representantes de 88 municípios brasileiros, de cinco Estados. Ao todo, foram entregues pelo Ministério da Saúde 100 ambulâncias zero quilômetros. Como prefeito anfitrião, Caio Cunha (Podemos) recebeu a primeira chave dos veículos entregues, que possuem equipamentos de ponta e que garantem atendimentos mais eficientes, além de permitir a redução no tempo resposta, o que representa maior chances de salvar vidas e menos sequelas aos pacientes.
Ao todo, Mogi das Cruzes recebeu quatro ambulâncias zero quilômetros entregues pelo Ministério da Saúde para municípios de todo o país. Durante o evento realizado na sede da empresa Engesig, na Vila São Francisco, o prefeito Caio Cunha destacou a importância dos equipamentos. "O Samu de Mogi das Cruzes deverá substituir as unidades de Suporte Básico mais antigas para a renovação da frota. A Prefeitura está empenhada em garantir melhor prestação de serviço de urgência aos mogianos. Já investimos na renovação da frota de transporte eletivo de saúde e agora estamos recebendo, por meio do Governo Federal, o apoio necessário para renovar também as viaturas que prestam atendimento móvel de emergência”.
A diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa falou sobre as metas do Governo Federal. “O Samu está completando 20 anos de existência em 2024 e deve chegar à marca de 1.000 ambulâncias renovadas até o final do ano que vem”.
A substituição de veículos antigos ou desgastados por ambulâncias mais modernas, equipadas com tecnologia e recursos avançados permitem maior segurança e agilidade no transporte de pacientes em qualquer região, inclusive em áreas mais distantes de Mogi.
A melhoria da frota é também uma ação voltada para redução de custos com manutenção de veículos e garantia da qualidade do atendimento aos pacientes. Os veículos foram encaminhados para a base do Centro de Operações Integradas (COI) para que o município providencie a documentação e seguro. O início da operação deverá ocorrer após emplacamento dos veículos e liberação da apólice.
“Nada é tão simbólico e importante quanto a entrega de ambulâncias ao Samu. É um investimento indispensável na saúde pública porque, além de salvar vidas, demonstra o nosso compromisso com a qualidade e a dignidade no atendimento médico de urgência”, observou o diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Aristides Vitorino de Oliveira Neto.
Mogi faz parte do Cresamu, que atende também na região: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel. São 16 veículos, sendo 12 atuantes e em circulação e quatro reservas técnicas. No último ano, foram cerca de 45 mil atendimentos realizados.
O Samu segue as diretrizes do ministério, sendo o órgão responsável pela indicação e repasse de ambulâncias com base no número de habitantes e também responsável pelo envio de novas viaturas.