A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes inicia a aplicação da segunda edição da prova E-Aprendi 2024, que contemplará mais de 20 mil estudantes do Ensino Fundamental. As avaliações ocorrerão até o dia 6 de novembro para alunos dos 2º e 5º anos, e entre os dias 4 e 21 de novembro para estudantes dos 3º e 4º anos. O objetivo é acompanhar o progresso das aprendizagens e planejar ações para o ano letivo de 2025.

Desenvolvida pelo Departamento Pedagógico (Deped), a avaliação abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e é aplicada por meio da plataforma Simulados. "A E-Aprendi nos dá um retrato preciso da rede municipal, permitindo que identifiquemos onde precisamos melhorar. Assim, podemos ajustar nossas práticas pedagógicas e garantir que cada aluno receba o suporte necessário para seu desenvolvimento", afirmou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

A organização das provas é realizada pela equipe de Avaliação do Deped, com cada escola definindo a data de aplicação e comunicando os pais e responsáveis. As unidades escolares orientam os alunos a não faltarem, garantindo um panorama fiel das aprendizagens.

E-Aprendi se destaca pela acessibilidade garantida aos alunos com deficiência. Todos os estudantes que necessitam de recursos diferenciados contarão com audiodescrição em todas as questões, além de opções de ampliação de fonte e contraste de cores na plataforma. Esses recursos permitem que alunos com baixa visão, por exemplo, realizem a prova de forma inclusiva.

Além disso, a E-Aprendi traz uma inovação: a partir deste semestre, os alunos terão a oportunidade de se autodeclarar em relação à raça/cor durante a prova. Essa pesquisa faz parte de uma série de ações do Departamento Pedagógico voltadas para a equidade e o acompanhamento mais preciso das aprendizagens, além de subsidiar futuras formações e apoios pedagógicos para educadores e gestores sobre a educação para as relações étnico-raciais.