Os trabalhos de revitalização na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), na altura da Vila Maria de Maggi, em Suzano, garantiram o recapeamento asfáltico entre o viaduto Ryu Mizuno e o limite com o Poá, que tem cerca de 1,6 quilômetro de extensão em cada sentido. Segundo a Prefeitura de Suzano, as ações, foram concluídas em setembro do ano passado e representam o fim de uma obra realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que durou 12 anos. Considerando todo o trabalho feito pela parceria entre a prefeitura e a concessionária, o investimento chegou a R$ 14 milhões.

Com a finalização dos trabalhos no interceptor conhecido como ITi16, que permite o transporte de detritos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Suzano, pela Sabesp foi possível a revitalização. A tubulação tem 4,8 quilômetros de extensão e, desse total, 700 metros foram executados na avenida Major Pinheiro de Fróes. De acordo com a Sabesp, as intervenções contemplaram 361 mil pessoas não só de Suzano, como de Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Além da conclusão dos túneis subterrâneos e implantação do novo asfalto, o local recebeu serviços de zeladoria, consertos no canteiro central e nas calçadas, repintura da sinalização horizontal, instalação de um marco divisório entre os municípios de Suzano e Poá e revisão da iluminação pública. 

Marco para a cidade

Desde 2017, de acordo com a administração municipal, uma das maiores preocupações do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) foi valorizar a avenida Major Pinheiro Fróes, que é um dos principais corredores que ligam Suzano a outras cidades do Alto Tietê. "Sabíamos da necessidade extrema de encerrar a obra que impactava negativamente no trânsito desta via importante da nossa cidade. Foram diversas reuniões com o pessoal da Sabesp e, graças a isso, conseguimos a conclusão dos trabalhos e a posterior revitalização de um trecho da avenida. O trajeto até Poá, que quando assumimos era feito em 20 minutos em alguns horários, hoje ocorre em três, quatro minutos", declarou o chefe do Poder Executivo.

Os poços criados pela companhia em alguns trechos da avenida Major Pinheiro Fróes, segundo a Prefeitura, provocaram durante mais de uma década transtornos para motoristas que transitam diariamente pela via. Isso porque um grande volume de veículos circulava diariamente por apenas uma faixa nos dois sentidos (bairro-centro e centro-bairro). A finalização dos trabalhos por parte da Sabesp foi um marco para a cidade e possibilitou a revitalização total do trecho.