A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Rodeio, promoveu, nesta quarta-feira (16/10), um dia especial de acolhimento para as profissionais da escola e mães de alunos, que recebem atendimento clínico e terapêutico na unidade. A iniciativa comemora o Outubro Rosa e teve como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A secretária de Educação, Marilu Beranger, destacou a importância da ação. “O Outubro Rosa nos convida a olhar para a nossa saúde com atenção e carinho, com destaque para a necessidade da prevenção. Que este dia tenha sido um momento de autoconhecimento, de cuidado e de união em prol da saúde da mulher”. 

O evento foi pensado para oferecer um momento de cuidado e acolhimento às mulheres que dedicam seus dias a cuidar de outras pessoas. “Quando planejamos este evento, pensamos em cuidar de quem mais precisa e muitas vezes não é acolhido. Nosso lema hoje é ‘Cuidar de quem cuida’”, afirmou Mônica Souza, diretora da Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização da sociedade civil, responsável pelo atendimento clínico e terapêutico.

O dia foi repleto de ações de bem-estar, como auriculoterapia, magnetoterapia, massagens relaxantes, maquiagem e escovação de cabelo. “Foi um dia muito especial, pois, muitas vezes, acabamos nos colocando em segundo plano devido à rotina intensa com nossos filhos. São dias como este que nos lembram da importância de reservar um tempo para nós mesmas e cuidar da nossa saúde”, compartilhou Aldeides Furtado, mãe da aluna Agatha Furtado, de 7 anos. 

Para reforçar a conscientização sobre a saúde da mulher, a iniciativa também promoveu uma orientação do autoexame realizada pela equipe de enfermagem da Escola Clínica TEA. “Além de proporcionar um dia de acolhimento e distração, para que possam se cuidar e compreender a importância disso, também estamos promovendo a conscientização do Outubro Rosa sobre o câncer de mama, enfatizando a responsabilidade e o autocuidado necessário”, ressaltou Mônica. 

Raquel da Costa de Menezes, mãe do aluno Josué da Costa de Menezes, de 7 anos, elogiou a Escola Clínica TEA. “Estou muito feliz em participar deste dia nesta escola, que foi essencial para a transformação do meu filho. Ele era agressivo e nervoso, mas agora é outra pessoa, graças ao trabalho desenvolvido aqui. Este dia também é uma oportunidade de recarregar as energias e nos sentirmos acolhidas, o que faz toda a diferença em nossa jornada como mães”, declarou ela com gratidão.

A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista de Mogi das Cruzes oferece um ambiente especializado para atendimentos clínicos e terapêuticos com uma equipe transdisciplinar e atendimento educacional personalizado, sendo este último realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.