No Alto Tietê, mais de 23 mil estudantes realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro em todo país. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão registradas 28.125 inscrições na região, estando 23.605 confirmadas. Desse total, 11.305 candidatos são concluintes do ensino médio. O professor Renan Fernando de Castro, que ministra aulas preparatórias para prova no Cursinho Popular Maio de 68, localizado em Mogi das Cruzes, compartilha dicas aos estudantes que realizarão o exame nas próximas semanas.

“Não existe fórmula mágica. Tudo o que você acumulou durante sua vida escolar e no último ano de estudo vai fazer diferença. O que eu recomendo nessa semana final é revisar pontos centrais de cada disciplina, e não virar a noite estudando. Manter uma rotina de sono também ajuda na memorização”, destacou o professor.

Para Castro, a semana deve ser tranquila e sem exageros. “Acontece com alguns jovens de querer resgatar nesta semana tudo que não estudou antes. Então ele não dorme direito e entra em um looping de desespero que atrapalha muito. Você precisa ver o que vai ler, quais matérias, quais assuntos e por quanto tempo. Pegar a internet de forma descoordenada, estudando aleatoriamente os assuntos pode fazer você perder tempo”, orientou.

Uma boa estratégia, segundo o professor é que os inscritos foquem em assuntos que têm mais dificuldade e matérias que não estudaram antes: “É interessante ter um professor para se apoiar, assim ele pode dizer os assuntos prioritários. Mas, se não tiver e for usar a internet para isso, pesquise e faça uma síntese dos principais tópicos, para conseguir se planejar sem estudar aleatoriamente”.

Já para a redação, que pode ser um grande diferencial, Castro afirmou que é importante estar atento a acontecimentos políticos, econômicos, sociais e ambientais do mundo. “Nesta semana é importante fazer uma síntese de acontecimentos a nível de mundo e Brasil. É importante estar a par de todos os principais assuntos”, recomendou.

De acordo com o professor, a ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar. “Essa é uma semana que o aluno precisa entender que tudo que ele acumulou durante sua jornada escolar e o que estudou vai ajudar. É só uma prova, não acaba ali. Você vai fazer o melhor possível dentro do acumulo que você tem. É importante tentar interiorizar isso”, salientou.

Outra dica importante de Castro é se alimentar bem, não comer comidas pesadas, não ingerir álcool e manter uma rotina de sono regular por pelo menos três dias antes da prova. Ele também salientou que é interessante conversar com um amigo, familiar ou professor sobre a prova, pois isso pode ajudar a controlar o nervosismo.

O professor ainda alerta sobre o planejamento para a prova, conhecendo previamente o local e como será o caminho, além de separar os documentos e materiais exigidos com antecedência. “Deixar tudo isso separadinho já no sábado, ajuda a diminuir a ansiedade também”, finalizou. 

Enem na região 

Das mais de 28 mil inscrições para o Enem na região, segundo o Inep, a maior parte é de Mogi das Cruzes. A cidade tem 8.722 inscritos, sendo 7.395 confirmados. Já Suzano conta com 5.474 inscritos, e destes 4.571 confirmados. Itaquaquecetuba aparece em terceiro lugar com 5.065 inscritos, sendo 4.213 confirmados. 

Também há candidatos de Ferraz de Vasconcelos, sendo 3.363 inscritos, e destes 2.818 confirmados; de Poá são 2.360 inscrições, sendo 1.955 confirmadas; de Arujá, 2.124 inscritos, e destes, 1.804 confirmados, e ainda de Santa Isabel, com 1.017 inscritos, sendo 849 confirmados. 


*Texto supervisionado pelo editor.