Neste dia 15 de outubro, Dia dos Professores, a Reportagem do Mogi News/Dat destaca professoras de diferentes gerações têm em comum a paixão pela profissão. A data que valoriza esta importante profissão, segundo o Governo do Estado de São Paulo, foi instituída no dia 15 de outubro de 1827, na época de Dom Pedro I. As professoras do Alto Tietê, Margarete Castilho, de 58 anos, e Maria Fernanda Lima, 21, destacam a importância da data.

A professora Margarete atua na área há mais de 30 anos. “Comecei a carreira no Ensino Fundamental, depois passei para Educação Infantil, Fundamental II, Ensino Médio, também dei aulas em cursinho, e atualmente dou aula na Fatec de Ferraz de Vasconcelos e na Fatec de Guarulhos. Então já dei aula para todas as idades”, comentou, ressaltando que a data de hoje convida a refletir sobre a importância da profissão. "O professor tem uma participação muito especial na vida das pessoas. Formamos, informamos e muitas vezes somos mais que professores. Então, é uma data que merece muito reconhecimento”, complementou. 

Os professores, segundo Margarete, são os pilares da educação e desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. "Ser professor vai muito além de transmitir conhecimento. É uma atividade que envolve diversos valores, dentre eles, inspirar, motivar e guiar os alunos em suas jornadas de aprendizado”, salientou.

Para a experiente professora, um grande problema da educação no Brasil é a falta de investimento e aplicação de políticas públicas que incentivem e aumentem a qualidade do ensino no país. “A educação é muito importante, não existe nenhum profissional que exerça sua função sem antes ter passado por um professor que o ensinou. A educação e os professores precisam de valorização”, afirmou. "Neste Dia dos Professores é importante reconhecer e agradecer a todos aqueles que dedicam suas vidas à educação. Afinal, eles são responsáveis não apenas pela formação de profissionais em diversas áreas, mas também pela formação de seres humanos íntegros e conscientes”, destacou.

Nova geração 

A jovem professora de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Maria Fernanda, está há um ano na profissão. “Sou professora de Língua Portuguesa, e acho que o Dia do Professor deveria ser mais falado e valorizado. É um dia que temos a oportunidade de falarmos um pouco mais sobre a nossa profissão que é tão desvalorizada”, disse. Para ela, a maior dificuldade nas salas de aula atualmente é o uso excessivo de celulares, o que tem atrapalhado o aprendizado e andamento das aulas. “Claro que usar a internet para dar aulas é ótimo e nos ajuda, mas os alunos ainda precisam aprender a conciliar o uso com o aprendizado”, destacou. 

“O professor é de extrema importância na formação de pessoas, não só cognitivamente, mas também formar e prepará-las para o mundo lá fora. Fazer parte disso é uma experiência ótima e muito gratificante, contribuir com pessoas que um dia vão ser renomadas em suas profissões, isso é um motivo de muito orgulho para nós”, finalizou Maria Fernanda.

*Texto supervisionado pelo editor.