Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), entidades representativas projetam um crescimento entre 5% e  8% nas vendas, em comparação a 2023. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) projeta um crescimento de 8%. Segundo estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), o varejo paulista deve movimentar cerca de R$ 124 milhões na data, um crescimento de 5% em relação ao ano passado.

A expectativa da ACMC é que setores como brinquedos e roupas tenham maior procura. Para oferecer mais comodidade aos consumidores, os lojistas irão ampliar o horário de funcionamento no sábado, mesmo sendo também feriado em comemoração à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Além disso, segundo a entidade, como estratégia, os comerciantes prepararam promoções e investem em estoques diversificados e vitrines mais atrativas.

A presidente da associação, Fádua Sleiman, informou que apesar das vendas de 2019 ainda não terem sido recuperadas, a data se tornou importante no calendário comercial. Segundo ela, comerciantes já se estão se programando para as próximas datas importantes para o comércio: a Black Friday, em novembro, e o Natal. 

Sincomércio

Uma pesquisa realizada com associados do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mogi das Cruzes revelou expectativas ainda mais otimistas. A média geral, com base nas respostas dos 100 comerciantes entrevistados, é de que as vendas cresçam em média 44,6%. Segundo a pesquisa, os comerciantes estão animados porque a data vai cair no sábado.

O Sincomércio avalia que brinquedos, roupas, calçados, produtos eletrônicos,  balas, doces e bebidas devem ser os itens mais procurados, com o valor dos presentes previsto entre R$ 70 e R$ 100. As principais formas de pagamento esperadas são cartão de crédito (à vista e parcelado) e PIX.

Entre os empresários, 31,5% acreditam que o aquecimento do comércio irá contribuir para o aumento do faturamento, e 27,4% confiam no valor afetivo da data. Somente 10,3% dos comerciantes ouvidos pelo Sincomércio esperam que as vendas deste ano sejam piores que em 2023.

O presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, informou que cerca de 66,3% dos entrevistados planeja realizar vendas de forma presencial, além de investir em incentivos para atrair consumidores e criar estratégias de vendas, que incluem promoções e liquidações, propaganda e marketing digital. Também está sendo realizado, segundo o presidente,  um trabalho de capacitação e treinamento em vendas, em parceria com o Sebrae-SP.

Para Martinez, a época oferece uma oportunidade não só de crescimento nas vendas, mas também para estreitar o relacionamento com os clientes.


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