A Vigilância Epidemiológica de Suzano registrou 230.902 doses aplicadas em 2024. Os dados são referentes até a última quinta-feira (19), a partir do trabalho desenvolvido nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do comparecimento da população para atualização da caderneta de vacinação. 

Com relação ao imunizante contra a gripe (Influenza), que está disponível para todos os públicos com mais de seis meses de idade, a pasta informou que já viabilizou 73.955 doses, garantindo uma cobertura vacinal de 67,33% das crianças e de 51,68% dos idosos.

Quanto à vacina contra a dengue, que é destinada às crianças e pré-adolescentes que têm entre 10 e 14 anos,  foram aplicadas 14.895 doses. A pasta ressalta a necessidade de ampliação da cobertura da segunda dose, que alcançou 20,07% do público-alvo, representando 4.268 moradores, enquanto a primeira dose já foi aplicada em 49,97% do público-alvo, ou seja, 10.627 munícipes foram vacinados. O intervalo entre as duas doses deve ser de no mínimo 90 dias.

No que diz respeito ao imunizante contra o coronavírus (Covid-19), já foram aplicadas 29.259 doses neste ano na cidade, sendo 8.760 por meio da vacina Spikevax monovalente, atualizada para a variante XBB, que está disponível para  crianças entre seis meses e 4 anos de idade; idosos;  imunocomprometidos; gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto); pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (llpis); indígenas, ribeirinhos e quilombolas; trabalhadores da Saúde; pessoas com deficiência permanente; comorbidades; pessoas privadas de liberdade;  funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua. É preciso apresentar o esquema vacinal primário. 

Suzano promoveu no dia 8 de junho um "Dia D" destinado à Campanha de Multivacinação, especialmente contra a poliomielite, foco da iniciativa, abrangendo todos os postos da rede municipal. Na ocasião, segundo a Secretaria de Saúde houve a aplicação de 4.221 doses contra 18 vírus diferentes, sendo 1.374 contra a poliomielite, que representou 32,7% das administrações. O imunizante, que visa à prevenção da paralisia infantil, segue disponível nos postos da Atenção Básica para o público de zero a 4 anos. 

Atualização

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de atualização da caderneta de vacinação. A orientação, segundo a pasta, é necessária especialmente os públicos mais vulneráveis, que precisam estar protegidos de oscilações do clima e ocorrência de dias frios, por exemplo, tendo os esquemas vacinais adequados

"É fundamental que todos os munícipes que precisam complementar sua caderneta com as doses que estão faltando se dirijam a uma de nossas unidades da rede municipal. Os imunizantes estão à disposição dos moradores para que possam garantir a prevenção e cuidado que se fazem necessários", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.