Há quatro anos a Avenida Brasil, responsável pela conexão de Suzano com as cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, recebeu revitalização, proporcionando melhoria na mobilidade urbana da cidade.Para  transformar a formação de paralelepípedos em uma via asfaltada, foram investidos R$ 5,8 milhões, provenientes de recursos estaduais e municipais. 

Segundo a Prefeitura de Suzano, a avenida foi revitalizada em seus dois quilômetros, entre o viaduto Ryu Mizuno e a ponte sobre o rio Guaió. A obra foi iniciada com aplicação do binder, que é uma massa utilizada para nivelar o pavimento, preparando a via para receber a capa asfáltica, com cinco centímetros de espessura. Também foram construídos novos sarjetões e promovidos reparos em sarjetas e guias.

As atividades se estenderam entre o início do segundo semestre de 2020 e o fim do primeiro semestre de 2021, proporcionando a revitalização do canteiro central da via, que ganhou pintura e paisagismo. Além disso, de acordo com a administração municipal, foi reforçada a sinalização de trânsito e substituída a iluminação pública. Ao longo da avenida, também foi implantada uma ciclofaixa, que facilitou o deslocamento ao Parque Municipal Max Feffer, contemplando também a ligação entre os bairros Jardim Imperador e Jardim Monte Cristo. 

Para aumentar a segurança na avenida, segundo a prefeitura, foram colocados em operação, pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, equipamentos de fiscalização eletrônica. O controle de velocidade na via, com limite de 50 km/h, preservou as boas condições de trânsito juntamente com as lombadas existentes neste trecho. Mudanças no tráfego também foram implementadas na ligação com a avenida Senador Roberto Simonsen para evitar que os motoristas que seguem em direção à Poá cruzassem a pista sentido centro da cidade.

Outra medida foi a pintura dos muros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que acompanham toda a extensão da avenida. Mais de um quilômetro foi grafitado em ação conjunta entre a prefeitura e a autarquia, com verba destinada de incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 17.014/2020). O investimento total para as intervenções foi de R$ 5.893.218,73, sendo R$ 4 milhões provenientes de recursos do governo estadual, por intermédio do então deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, e o restante como contrapartida da administração municipal.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, frisou os resultados positivos no trânsito da região com as mudanças implementadas na via. “O tráfego passou a contar com redutores de velocidade, com a fiscalização eletrônica e com uma nova sinalização viária, que se mostrou muito adequada para impedir acidentes de trânsito no local. Observamos  que as mudanças deram certo nesse trecho, que também ganhou um ciclofaixa para os deslocamentos na cidade”, avaliou Galo.

*Texto supervisionado pelo editor.