A Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, no Jardim Maitê, em Suzano, recebeu na última terça-feira (24), uma palestra do projeto "LUAR na Escola", promovido pelo Instituto Albert Sabin. Na palestra, um maquinista ferroviário da MRS compartilhou suas experiências e desafios enfrentados no cotidiano das operações ferroviárias. O foco da exposição, segundo a Prefeitura de Suzano, foi os riscos presentes nas proximidades das linhas férreas, abordando os comportamentos inadequados que podem resultar em acidentes graves. Além disso, foram apresentadas medidas preventivas essenciais para garantir a segurança de todos, especialmente daqueles que residem ou circulam próximos às ferrovias.

O projeto "LUAR na Escola" também oferece a "Oficina de Grafite", realizada todas às terças e quintas-feiras na unidade escolar do Jardim Maitê. Na oficina, os alunos desenvolvem o tema "Sinais de Alerta na Ferrovia", sob a orientação de um instrutor de grafite. Os estudantes são incentivados a criar murais representando sinais de alerta ferroviários, como as cruzes de Santo André e semáforos ferroviários, além de incluir mensagens de conscientização, como "Pense antes de cruzar" e "Cuide da sua vida, respeite os trilhos". A atividade tem como objetivo educar os alunos sobre a importância da segurança nas ferrovias por meio da arte.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a iniciativa do projeto é de extrema importância para o desenvolvimento educativo dos alunos, pois alia a arte à conscientização sobre segurança pública. "A segurança nas proximidades das ferrovias é um tema relevante, especialmente para os alunos que residem ou circulam por áreas próximas aos trilhos, e iniciativas como essa ampliam o conhecimento e a prevenção", afirmou Bassini.