Está em andamento em Mogi das Cruzes as obras que transformarão a rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como 'Rotatória do Habib’s', em um complexo viário. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU), que coordena a intervenção, atualmente estão sendo feitas etapas preliminares ao início da obra física, que garantirão uma obra mais eficiente e rápida. Com seis meses para execução, é previsto um investimento de R$ 5,9 milhões, provenientes de recursos municipais e do Banco de Desenvolvimento da América Latina Caribe (CAF). 

A pasta explicou que atualmente está sendo feito um trabalho de sondagem e mapeamento de interferências, ou seja, de identificação de todas as redes e sistemas existentes no subsolo antes do início das movimentações. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) identificou na semana passada as redes de água e esgoto que passam sob a rotatória, e nesta semana o trabalho prosseguiu. 

A etapa preliminar à obra física, de acordo com a Secretaria, é importante para que os serviços possam ser executados com eficiência, evitando o risco de romper uma rede, causando prejuízo à população e interferindo no prazo de execução. As obras são realizadas pela Construtora Kamilos, vencedora do processo licitatório, com um contrato que prevê seis meses para execução da obra, e investimentos de R$ 5.948.827,74, com recursos municipais e do CAF. 

Mudanças

A via tem um fluxo médio de 90 mil veículos por dia, e será transformada em um cruzamento com semáforos, para melhor fluidez do trânsito. A administração municipal explicou que as conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que liga a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.

Outra obra a ser realizada será a transposição do córrego Lavapés. Uma ponte será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Uma outra transposição será construída na altura da rua Marcelo Cajá, liberada ao tráfego em julho, que liga a avenida Yoshiteru Onishi à rua Professor Ismael Alves dos Santos, próximo ao Ginásio Professor Tuta, e será utilizada pelos motoristas que desejam seguir para a região da Vila Nova Mogilar ou para as proximidades da Fatec.

As intervenções serão acompanhadas pela estrutura técnica da prefeitura e planejadas para minimizar os impactos na circulação de veículos e do transporte coletivo. A pasta afirmou ainda que interdições serão comunicadas previamente à população, com a indicação de rotas alternativas para o tráfego. 

Para finalizar, a secretaria explicou que para a elaboração do projeto foram desenvolvidos estudos de viabilidade técnica, de impacto viário, contagens e simulações computadorizadas sobre o trânsito no local e seu entorno para que o projeto do novo complexo viário pudesse ser desenvolvido. Todas as licenças necessárias foram obtidas, assim como a aprovação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), para a realização das obras de transposição sobre o córrego Lavapés.

*Texto supervisionado pelo editor.