A 18ª edição do Rodeio dos Eletricistas da EDP, evento que tem como propósito a valorização do profissional eletricista, aconteceu nesta quarta-feira (25), na unidade da distribuidora de energia no distrito de Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes. O rodeio reuniu sete equipes de cidades diferentes. O grupo Marrentinhos, de Guarulhos, e a equipe Gênesis, primeira formada exclusivamente por mulheres, conquistaram as melhores colocações e se classificaram para a disputa nacional no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que será realizado no próximo ano. 

O evento reunião sete equipes: Marrentinhos, de Guarulhos; Águia do Vale, de São José dos Campos; Terra Santa, de Guaratinguetá; Caiçaras, de Caraguatatuba; Gênesis, com mulheres eletricistas de Guarulhos, Mogi e Poá; e Equipe Campeões, uma parceria Compel. Os times participaram de cinco provas: colocação de equipamentos EPIs com olhos vendados, troca de medidor de energia, energização e desenergização de circuito, escalada em poste com degraus portáteis e substituição de fusíveis. 

Gênesis 

A novidade dessa edição foi a equipe Gênesis, formada por mulheres eletricistas. “Estamos muito felizes em termos essa inclusão das mulheres em uma atividade, que alguns anos atrás se dizia puramente masculina. Por isso, esse ano é um marco importante e elas representam várias regionais em uma equipe única”, comentou o diretor geral da EDP em São Paulo, Marcos Campos. 

A equipe Gênesis reuniu seis mulheres das regiões de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Poá. “Participar desse desafio é algo inovador na empresa. Somos o primeiro time inteiramente feminino competindo no Rodeio. Hoje performamos uma prova linda e sem penalidades, o que era o nosso objetivo principal, terminar com segurança e integridade”, disse Alline Nardini Izumi, de 24 anos, que foi a madrinha da equipe. 

A competidora Jéssica Bizerra Batista, 27, destacou os desafios da profissão: “Passamos por adversidades, principalmente por trabalhar em campo, passamos por chuva, sol... Mas é gratificante entregar esse trabalho tão essencial para população. Somos mulheres delicadas, mas somos brutas. Além disso, fazemos com amor e excelência, o principal”.

“Esse evento traz uma visibilidade enorme para mulheres da profissão, principalmente para mostrar a outras meninas que tenham interesse, mas acham que essa é uma área exclusivamente masculina. Na verdade não é isso, estamos aqui e podemos exercer esse trabalho”, destacou Evelyn Maria dos Santos, 24, que também fez parte da equipe. 

Rodeio

Segundo a EDP, o Rodeio reforça as práticas do trabalho com excelência e máxima segurança, trazendo competições relacionadas a operação e manutenção de redes. As provas utilizam os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) do cotidiano dos profissionais na execução de suas atividades, como cintos de segurança, capacetes, cinto paraquedista, botas, luvas, óculos de proteção, manga isolante e uniformes anti-chamas. 

“Essa competição reforça o compromisso da EDP com a segurança dos nossos eletricistas. Além disso, é relevante para valorizarmos estes profissionais que são essenciais na nossa sociedade”, disse o diretor geral da EDP em São Paulo. “O evento acontece em um momento importante, que é próximo as chuvas de verão, momento em que as equipes são muito testadas. Elas precisam estar muito preparadas para que a segurança seja bandeira”, complementou.  

*Texto supervisionado pelo editor.