A Escola Municipal Samira Antoun Bou Assi, localizada entre a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) e a estrada Antônio Jorge, no bairro Chácaras Nova Suzano, em Suzano, foi inaugurada no último sábado (3). Segundo a Prefeitura de Suzano, o equipamento foi a 24ª unidade educacional entregue em Suzano em um ciclo de quase oito anos, e terá capacidade para atender 360 alunos, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, contando com seis salas de aula e duas salas multiuso. O equipamento não teve custos para administração municipal. 

De acordo com a Prefeitura, as aulas começaram nesta segunda-feira (5), com alunos matriculados nas Escolas Municipais Abrão Salomão Domingues e José Francisco Alves, ambas do Tabamarajoara, e Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, da Vila Helena. Este segundo semestre de 2024 terá atendimento no período da manhã, contemplando 180 alunos. Já a partir do primeiro semestre de 2025, o equipamento alcançará sua capacidade máxima, com aulas de manhã e à tarde. 

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que o novo equipamento promoverá uma melhor distribuição das vagas de ensino na cidade. “Nessa região, não há uma unidade de referência e, por isso, os alunos tinham de procurar escolas em bairros mais distantes de casa. Estamos garantindo a entrega de uma nova escola, que integrará a nossa rede e contará com o nosso padrão de qualidade, beneficiando crianças de todas as idades e as famílias daquela localidade”, reforçou.

A escola, que está localizada na estrada Antônio Jorge, no bairro Chácara Nova Suzano, segundo a prefeitura, foi pensada a partir de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), feito pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação tendo em vista empreendimentos imobiliários que estão sendo instalados na localidade. O equipamento foi viabilizado pela Árbore Engenharia e pelas Construtoras Tenda e MRV, responsáveis pelas unidades habitacionais que estão sendo entregues no entorno da escola. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, por meio do EIV relacionado a essa e outras edificações, foi proporcionada uma extensão das redes de água, esgoto e drenagem, assim como a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tabamarajoara, que ganhou quatro novos consultórios, dois sanitários e uma sala de reunião.


*Texto supervisionado pelo editor.